Da mesma forma que Guarapuava e muitos municípios de todo o Brasil, Irati enfrenta uma alta nos casos de covid-19. Para se ter uma ideia, no boletim da Saúde desse domingo (9), o município registrou 512 casos ativos e 26 novas confirmações da infecção. No sábado (8) foram 132 novos casos. Assim, apenas no fim de semana, Irati registrou 158 novas confirmações da doença.
De acordo com as informações, todas as pessoas tem recomendação para permanecer em isolamento domiciliar. Ainda conforme o boletim, nenhum paciente está internado. Outras 41 pessoas estão sob monitoramento. Desde o começo da pandemia, Irati já registrou 10.652 casos e 193 mortes.
Com o aumento de pessoas com sintomas respiratórios, de segunda a sexta, o atendimento ocorre na unidade sentinela, no Conjunto Joaquim Zarpelon, das 7h às 19h. E aos sábados das 8h às 13h, onde estão sendo feitas as consultas médicas e procedimentos, incluindo testes rápidos para detecção da covid-19.
Além disso, também são atendidos os pacientes com influenza. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou nas unidades de saúde as vacinas para covid-19 e influenza H3N2, para quem ainda não recebeu a vacina ou precisa completar o esquema vacinal. Além da vacina, é fundamental que a população mantenha o uso de máscara e álcool em gel e evite aglomerações.
GUARAPUAVA
Em Guarapuava, a Saúde Municipal informou que neste domingo (9), os casos ativos atingiram 2.139. Além disso, 172 pessoas receberam diagnóstico positivo para a covid-19. Mesmo com a explosão de casos e devido ao percentual de vacinados que passa de 80%, não há registro de morte desde 19 de novembro.
Entretanto, os moradores precisam reforçar os cuidados com a prevenção, já que além da covid-19, existem muitos casos de influenza no município. De acordo com o prefeito Celso Góes, só devem procurar as unidades de saúde as pessoas que apresentem agravamento da saúde devido aos sintomas da covid-19 e outras doenças graves. Antes porém, o atendimento deve ser feito pelo call center pelo número 0800 642 0019.
“Quem está sentindo falta de ar, precisa de atendimento presencial. Mas casos leves, podem ser acompanhados pelos profissionais do call center. Quando uma pessoa com sintomas leves vai para a Upa, ela acaba possibilitando que outras pessoas não infectadas peguem a doença”.
A partir desta segunda (10), Guarapuava adotou uma nova estratégia de vacinação. Assim, todas as Unidades Básicas de Saúde ofertarão doses contra a covid-19 de segunda a sexta. Há exceções para as unidades Concórdia e Planalto. Por fim, vale lembrar que o Cisgap, e as Unidades de Urgência e Emergência e Pronto Atendimento não aplicam a vacina.
Leia outras notícias no Portal RSN.