22/08/2023
Paraná Saúde

Saúde de Ponta Grossa pode contratar médicos formados no exterior

Decisão judicial atendeu ação com pedido liminar impetrada pela administração municipal contra o CRM, para enfrentamento à covid-19

pg

Ponta Grossa possui 355.336 habitantes (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ponta Grossa vai poder contratar médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. Entretanto, o que chama a atenção é que esses profissionais não necessitam ter passado pelo exame revalida. Isso será possível a partir de decisão do juiz Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de PG, divulgada nessa segunda (29). A decisão resulta de uma ação com pedido liminar impetrada pela Prefeitura contra o Conselho Regional de Medicina (CRM) no Paraná. De acordo com a ação, a contratação não gera penalidades para a administração municipal e nem aos profissionais contratados.

Conforme a ação, trata-se de um reforço ao enfrentamento à covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ponta Grossa conta com 27.247 casos confirmados da doença; outros 2.258 em análise e 546 mortes. Além desse quadro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município conta com 461 servidores afastados. Isso equivale a 20,4% do quadro de servidores.

TEMPORÁRIO

A contratação dos médicos deverá obedecer as mesmas regras do programa ‘Mais Médicos’. Entretanto, a preferência recai para os profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado no país. Todavia, caso não haja demanda, as vagas ficam abertas aos médicos formados no exterior. Contudo, por meio de intercâmbio médico internacional. Inicialmente, as contratações serão de seis meses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.