Da Redação
Reserva do Iguaçu – A Secretaria de Saúde está intensificando, a partir desta semana, o monitoramento do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação teve início nessa segunda (15) e será desenvolvida em parceria de uma equipe de agentes entomológicos da Secretaria de Estado da Saúde.
Serão desenvolvidas diferentes estratégias para mensurar a possibilidade de infestação pelo Aedes aegypti em determinadas localidades. A equipe também realizará vistorias nas residências e no comércio local, além de montar 50 armadilhas em pontos estratégicos para capturar ovos do mosquito.
“Vamos ficar instalados durante a semana, realizando um intenso monitoramento. Também iremos acompanhar o trabalho que as agentes de endemias do município têm desenvolvido. Depois disso, continuaremos realizando o acompanhamento do município”, explicou o agente entomológico, Valdecir Pardini.
O Secretário de Saúde, Luiz Zanon, destacou a importância da parceria, que segundo ele vem de encontro com as ações já desenvolvidas pelo município e servirá para nortear os próximos trabalhos de prevenção e controle.
“É uma ação importante, cujo objetivo final é de contribuir para a qualidade de vida da população. A partir dos dados desse monitoramento poderemos verificar se existe a população do mosquito em determinadas localidades. Isso servirá para desenvolvermos novas ações, para melhorar ainda mais o trabalho de combate ao Aedes”, disse Zanon.