22/08/2023
Guarapuava Paraná Saúde

Saúde investiga três casos suspeitos de dengue em Guarapuava

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou mais um caso suspeito de dengue em Guarapuava. Com esse o município passou a ter três em investigação

DOR_Blog2_Evitar_Dengue_002

dengue

Três casos de dengue ainda aguardam exames (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais um caso suspeito de dengue em Guarapuava. Dessa forma, o município passou a ter três em investigação e totaliza 10 notificações, desde agosto de 2021. Entretanto já houve descarte de sete testes.

Na semana passada, o Município já tinha três suspeitos, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nessa terça (15). Além disso, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul investigam um caso cada. Os outros municípios da 5ª Regional de Saúde não registraram novos casos.

Esses dados fazem parte do 25º Informe Epidemiológico da dengue, publicado nessa terça (15) pela Secretaria de Estado da Saúde. Os números referem-se ao atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.

O Paraná registrou 19.742 casos suspeitos, com 951 confirmações. Dos 320 municípios que notificaram suspeita de dengue, 140 confirmaram a doença. Há 102 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Por fim, há 3.346 casos em investigação, sem registros de morte.

SINTOMAS

Entre os sintomas da doença há febre com dores de cabeça, atrás dos olhos, musculares e nas articulações e surgimento de vermelhidão pelo corpo. Além disso, há alguns sinais de alerta como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos. Bem como queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros indícios apontam evolução para quadros mais graves.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.