Da Redação
Saúde na terceira idade (*)
Você já ouviu falar em osteoartrite e sarcopenia? São duas doenças (disfunções) que podem nos atingir a partir dos 60 anos de idade, mas que podem surgir mais cedo em algumas pessoas.
A sarcopenia é caracterizada pela perda de massa e força muscular, ou seja, os músculos diminuem em tamanho e se tornam mais fracos. Na figura abaixo pode-se observar a diferença no tamanho dos músculos do braço e ombro.
A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste em algumas articulações que pode causar dor e dificuldade de movimentação. Estima-se que um terço da população com mais de 65 anos seja acometida pela osteoartrite. A ilustração mostra uma articulação de joelho metade normal e metade afetada pela osteoartrite.
(Figura 2 – Ilustração da articulação do joelho. A: cartilagem normal. B: Cartilagem afetada por osteoartrite)
Tanto a sarcopenia quanto a osteoartrite não apresentam causa específica e, normalmente são descobertas devido ao aparecimento de sintomas como dor, dificuldade de mobilidade e fraqueza muscular.
A descoberta dessas doenças está diretamente associada ao aumento da longevidade da população, já que são mais comuns nas pessoas com mais de 50 anos e raras nos chamados adultos jovens. A osteoartrite é normalmente diagnosticada numa consulta médica e com auxílio de raio x.
A sarcopenia pode ser diagnosticada por profissionais da saúde habilitados para realização das seguintes avaliações: massa muscular por meio da circunferência da panturrilha com fita métrica; força muscular com dinamômetro manual e o desempenho físico com o teste de velocidade de caminhada. São exames simples e baratos e que podem ser realizados pela maioria dos fisioterapeutas, nutricionistas e profissionais de educação física.
Embora não haja cura efetiva para essas doenças, diversas formas de tratamento estão acessíveis aos pacientes. Algumas vezes pode ser necessária a utilização de algum medicamento, suplementação proteica e exercícios físicos que podem ser realizadas com o acompanhamento de um médico, nutricionista, fisioterapeuta ou educador físico e que serão extremamente valiosas para a minimização dos efeitos dessas doenças.
Para minimizar os efeitos da sarcopenia são indicados exercícios de fortalecimento muscular. Musculação e Pilates sob a orientação de um fisioterapeuta ou profissional de educação física trarão ótimos resultados. Recomenda-se uma hora por dia, três ou quatro vezes por semana destas atividades.
Já a osteoartrite, dependendo do grau de acometimento e da dor pode requerer um pouco mais de atenção. A principal preocupação, neste caso, e garantir a manutenção de movimento e estabilidade da(s) articulação(ões) afetada(s). Normalmente são prescritos alongamentos e exercícios para fortalecer a musculatura da articulação atingida. Os alongamentos devem buscar o limite do movimento da articulação (ou a ocorrência de dor) e serem mantidos por 15 a 30 segundos. Os exercícios de força devem ser iniciados com cargas leves que devem ser aumentadas no transcurso do tratamento.
Este material é produto da disciplina intitulada “Exercícios físicos para adultos e idosos com disfunções musculoesqueléticas” ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, sob responsabilidade da Prof.ª Anna Raquel S. Gomes.
Autores: Anna Raquel Silveira Gomes, Anne Caroline Popadiuk, Tamires Terezinha Gallo da Silva, Paulo Artur Schemly, Rafael Lima e Marilze Barbosa