22/08/2023
Saúde

Saúde pede mais recursos e leva entidades à Brasília

A luta por mais recursos para a saúde pública levou milhares de brasileiros à Brasília. Entidades médicas e da sociedade civil fizeram caminhada na Esplanada dos Ministérios em apoio ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10. O objetivo do movimento é chamar a atenção do Congresso Nacional para a necessidade de vincular 10% dos recursos brutos da União à saúde.

Como forma de protesto foram recolhidas mais de 1,2 milhão de assinaturas que comporão um projeto de lei de iniciativa popular que será apresentado pelo movimento. Criado há um ano, o Movimento Saúde+10 pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas, a partir do esforço de sindicatos, conselhos profissionais, parlamentares e diversas entidades que participam do movimento. Além da participação das entidades médicas nacionais representadas naComissão Pró-SUS, o Ato contou a presença de lideranças dos Conselhos Regionais de Medicina, Sindicatos, Associações e Sociedades de Especialidades.

Em várias capitais brasileiras foram realizados manifestos. As mobilizações foram em torno do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. No dia 6 de abril, Curitiba sediou mobilização em favor do financiamento. Com o apoio do Conselho Regional (CRM-PR), um mutirão coletou as assinaturas para a campanha Saúde+10, na Boca Maldita. Se aprovado, a previsão é de que mais R$ 30 bilhões por ano possam ser repassados para a saúde pública.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.