22/08/2023

Saúde vacina contra a febre amarela em Guarapuava

Só precisa ser imunizado quem vai a São Paulo, Minas Gerais e Bahia, que são áreas de risco

febre_am011

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Guarapuava mantém a agenda de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde contra a febre amarela. Para facilitar o acesso à imunização, todas UBS receberam doses da vacina que estão à disposição de quem vai viajar para áreas de risco, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Guarapuava não possui casos de febre amarela nem mesmo focos do mosquito transmissor.

Uma das orientações do Departamento de Epidemiologia é que a pessoa ligue antes na unidade para saber quais os horários específicos de vacinação. “Algumas unidades concentram o horário de vacinação para evitar o desperdício, pois temos frascos com 5 e 10 doses. Cada frasco pode ser utilizado até seis horas após aberto, então as atendentes das unidades podem agendar para os usuários, facilitando para todos”, esclarece a secretária Renata Araújo.

A secretária reforça que a população guarapuavana deve ficar tranquila e evitar tomar a vacina caso não haja necessidade. Quem for tomar a vacina, deve apresentar a carteira de vacinação e caso não tenha, é necessário apresentar um documento pessoal para identificação. Mais informações no Departamento de Epidemiologia, pelo telefone (42) 3624-4441.

CRONOGRAMA

Segunda: Santa Cruz, Planalto, São Miguel, São Cristovão, Residencial 2000;

Terça: Campo Velho, Paz e Bem, Morro Alto, Primavera, Feroz;

Quarta: Jardim das Américas, Xarquinho, Recanto Feliz, Jardim Araucária, Adão Kaminski;

Quinta: Jordão, Concórdia, Colibri, Xarquinho II, Boqueirão, Santana, Vila Bela, Palmeirinha, Entre Rios;

Sexta: Bonsucesso, Parque das Árvores, Cisgap (Centro), Vila Carli, Tancredo Neves.​

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.