A Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava vai zerar a demanda por exames de mamografia. De acordo com o secretário Celso Goes, a prevenção contra os cânceres de mama e de colo de útero está sendo uma das prioridades neste mês de outubro.
Assim, o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário assinaram às 11h desta quarta (16), o convênio que possibilita zerar a fila represada de 890 exames já agendados. Além disso, oferta mais 410 exames. Conforme Celso Goes, a Saúde comprou 1,3 mil mamografias. O recurso é oriundo de emenda do deputado Zeca Dirceu (PT) no valor de R$ 150 mil.
Conforme o secretário, não é mais aceitável que uma mulher sofra com esse tipo de doença. “Todos sabem que o câncer de mama, sendo detectado no início, é curável. Mas a prevenção ainda é o melhor remédio”.
Somente neste ano, em Guarapuava, 10 mulheres morreram por câncer de mama e outras oito por câncer no colo de útero.
Assim, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer se tornando a primeira causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres. Conforme a OMS, prevê-se um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030. Com uma concentração e 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.
PROCEDIMENTO
Porém, para que a campanha surta o efeito desejado é preciso que a conscientização das pessoas. Conforme o secretário Celso Goes, as mulheres que possuem agendamento serão notificadas pela Saúde. Caso isso não aconteça, as interessadas devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde moram e fazer o agendamento. Os exames serão feitos em três locais direcionados durante o cadastro. Entretanto, pela demanda, a intenção é que os exames estejam concluídos até dezembro deste ano.
MAMOGRAFIA
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, Porém, é preciso ser feita anualmente por mulheres acima de 40 anos. De acordo com o secretário de Saúde, Celso Goes, essa iniciativa contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.
“Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora”.
Conforme o secretário, a mamografia é um exame de raio-x feito com o mamógrafo. Assim, por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial. Ainda possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.
“MAMOGRAFIA MOSTROU QUE EU TINHA NÓDULOS”
A guarapuavana Deorlene Pacheco da Fonseca sabe muito bem qual é a importância da mamografia. Ela percebeu que tinha nódulos e fez o exame. “Na mamografia ficou comprovado a existência dos nódulos. Fiz a biópsia e felizmente eram benignos”.
Assim, Deorlene reforça a necessidade do exame e também a importância do autoexame. “Como diz o ditado ‘prevenir é melhor que remediar’. Então é preciso fazer o autoexame de toque de mamas; mamografia; praticar exercícios físicos; ter alimentação saudável”.
De acordo com Deorlene, porém, quando identificada a doença, a mulher deve enfrentar os estigmas, porque existem formas eficazes de tratá-la.
“Por isso devemos ser mulheres conscientes, empoderadas na prevenção contra essa doença que tem tirado vidas, muitas vezes por falta de informação”.
Leia outras notícias no Portal RSN.