Saúde volta a vacinar contra gripe nesta terça (28)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais 8.400 doses estarão distribuídas entre todas as Unidades Básicas de Saúde e no Cisgap

Saúde volta a vacinar contra gripe nesta terça (28) (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A segunda etapa de vacinação contra a gripe recomeça nesta terça (28) em Guarapuava. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais 8.400 doses estarão distribuídas entre todas as Unidades Básicas de Saúde e no Cisgap.

Conforme o calendário do Ministério da Saúde, serão imunizados neste momento portadores de doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento. Além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Todos mediante apresentação de documento comprobatório da profissão.

De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrad, os portadores de doenças crônicas devem levar laudo médico ou receita do medicamento de uso contínuo. Porém, a validade será de até 90 dias nas receitas. “Vale lembrar que idosos e profissionais de saúde que não foram vacinados na etapa anterior também podem se imunizar agora”.

Conforme a Secretaria de Saúde, as vacinas serão aplicadas com sistema de distribuição de senhas, para evitar aglomerações e preservar o distanciamento social. Sendo assim, a fila de espera obedecerá ao número de doses disponíveis em cada unidade.

Porém, nesta etapa, o Ministério da Saúde especificou as categorias de doenças crônicas que devem garantir a prevenção com a vacina. Assim, são elas: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, renais crônicas, hepáticas crônicas e neurológicas crônicas.

Outras condições clínicas também são citadas como diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

CORONAVÍRUS

Guarapuava tem três novos casos de covid neste domingo (27)

AJUDA URGENTE

'Vidas por Vidas' faz rifa solidária para não fechar as portas

SINAIS DE ALERTA

Setembro Amarelo e o suicídio: quando a dor começa cedo

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com