O prefeito Sebastião Campos, de Reserva do Iguaçu decretou ‘toque de recolher’ no município a partir das 20h. A medida é uma tentativa de contar o avanço da propagação do novo coronavírus.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jefferson Beveranzo Varnier, já são nove casos confirmados da covid-19 e outros 17 suspeitos que aguardam resultados de exames.
“Estamos esperando os resultados para hoje ou amanhã. Mas para o tamanho do município o número de casos positivados é muito alto. Reserva do Iguaçu possui cerca de oito mil habitantes.
Conforme Jefferson, um dos pacientes está internado no Hospital São Vicente em Guarapuava e três permanecem em isolamento no canteiro de obras da Quebec, empreiteira que constrói uma usina em Coronel Domingues Soares. “Todos os pacientes com a doença trabalham na empreiteira e os suspeitos são familiares que estão sendo monitorados”.
Entretanto, por morarem no interior de Reserva do Iguaçu o monitoramento se torna mais difícil. “Todos os infectados residem em localidades do Interior, o que dificulta o monitoramento, mas estamos fazendo o que é possível. Porém, dependemos da conscientização das pessoas”.
MEDIDAS DRÁSTICAS
Para conter a propagação do novo coronavírus no município, o decreto assinado pelo prefeito Sebastião Campos prevê, além do toque de recolher, a taxação de multas.
De acordo com o secretário Jefferson Beveranzo Varnier, a pessoa física que desobedecer os protocolos da covid-19 estará sujeita ao pagamento de uma a cinco Unidades Fiscais do Município. Já para as empresas o valor oscila entre uma e 50 UFMs. O valor da unidade fiscal hoje é de R$ 67.
Segundo o secretário, hoje ainda há dificuldade em fazer com que as pessoas utilizem a máscara.
Leia outras notícias no Portal RSN.