Da Redação, com assessoria
Proprietários de empresas da área de saúde de Guarapuava, Ponta Grossa e Região já podem aderir ao Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, realizado pelo Sebrae e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada.
O programa é gratuito, tendo o empresário a decisão de arcar apenas com os custos de algumas soluções, quando necessárias, para a realização de mudanças na empresa. As inscrições já estão abertas em Ponta Grossa, Guarapuava e Região e podem ser feitas até maio deste ano.
Conforme explica consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, os empresários têm a oportunidade de obter um serviço personalizado, que inclui consultorias, por até dois anos. Além disso, ela frisa que cada empresa terá um plano de ação específico para a sua necessidade. “É importante ressaltar que a inovação pode ser qualquer alteração significativa que se faça e modifique a estrutura de uma empresa e que ela não é necessariamente cara”, assinala.
Para agendar a visita de um agente local, o empresário pode entrar em contato diretamente com o profissional que vai atender o setor de saúde. A ideia é iniciar com um diagnóstico de inovação, uma espécie de raio-x da empresa, para que depois sejam elaborados o planejamento e o monitoramento das ações. A orientação prestada à empresa pode levar até dois anos e não tem custos para o empresário.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, há inúmeras vantagens de participar do Programa ALI, sendo que uma delas é poder recorrer ao Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, outra solução do Sebrae na área de tecnologia e inovação, por meio da qual o empresário pode receber até 80% de subsídios não reembolsáveis, para a execução de um projeto de inovação.
Para o presidente do Sindicato dos Empregados nos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ponta Grossa (Sindisaúde), Edson Luís Alves, esta é a oportunidade dos proprietários das empresas da área buscarem a implantação de melhorias em seus locais de trabalho, já que, na maioria dos casos, as empresas são familiares e administradas por profissionais que não são da área administrativa. “É a oportunidade de o empresário aproveitar um programa voltado para o setor da saúde”, frisa ao acreditar que novos horizontes podem ser abrir para os empresários e profissionais da saúde.
É o que espera o médico Cleverson Urcichi, que tem um consultório há 15 anos em Ponta Grossa. Para ele, o Programa ALI é uma ferramenta que vai ajudar na gestão dos negócios. “Na correria do dia a dia, não conseguimos enxergar os pequenos problemas que ocorrem dentro do estabelecimento e acabamos perdendo um pouco da visão de gestão. Espero que o Programa traga melhorias para a minha empresa, principalmente na estrutura”, diz o médico.
Serviço
Os empresários podem entrar em contato diretamente com o agente local de inovação do setor, conforme relação abaixo, para efetuar sua inscrição no Programa. Os agentes locais de inovação são jovens formados, capacitados pelo Sebrae/PR para levar a inovação até os pequenos negócios.
Setor Agente local Contato
Saúde Bruna do Amaral (42) 9810-4693
Saúde Mateus de Oliveira Gonçalves (42) 9152-0080 e (43) 9618-7450