A Secretaria da Saúde lançou nesta segunda-feira (24) a agenda positiva da Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), que propõe uma série de medidas para ampliar o acesso da população aos serviços da Ouvidoria. O projeto será aplicado em todo o Paraná pelas 22 regionais de saúde, em parceria com os municípios.
Nesta segunda-feira (24) ouvidores regionais se reuniram em Curitiba para definir estratégias para a implantação da agenda positiva em suas regiões. Segundo a ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos, o objetivo é articular ações de apoio à estruturação de ouvidorias municipais do SUS em todos os municípios do Estado, além de divulgar o serviço à população.
“Em dois anos e meio já avançamos muito nesta área, mas nosso desafio é que cada município paranaense tenha sua ouvidoria estruturada e atuante”, destacou a ouvidora estadual. Hoje, 132 municípios já contam com ouvidorias do SUS em funcionamento e atendendo os critérios mínimos estabelecidos pelo Paraná (Deliberação CIB/PR 42/12).
Sete regionais de saúde já desenvolveram um projeto piloto da agenda positiva em seus municípios. As experiências foram apresentadas no evento e servirão de base para o planejamento estadual.
A proposta da agenda positiva prevê a construção de planos de trabalho para as ouvidorias municipais, além da criação de mecanismos para divulgar como funciona o serviço e como ele pode ser acessado pela população. As ouvidorias municipais também terão que criar instrumentos para dar publicidade aos relatórios periódicos sobre as manifestações recebidas.
Já as ouvidorias regionais do SUS serão responsáveis por dar apoio técnico aos municípios, realizando capacitações permanentes para os ouvidores municipais.