22/08/2023
Paraná Região Saúde

Secretaria da Saúde confirma um caso de dengue em Laranjeiras do Sul

Além disso, há 20 notificações, com sete casos investigados no Município. Já em Guarapuava há um caso de dengue em investigação

DOR_Blog2_Evitar_Dengue_002

Os dados são do 16º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença (Foto: Arquivo/RSN)

O boletim semanal divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná trouxe 25 novos casos suspeitos de dengue para a 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava. Este é o 16º informe do período epidemiológico que teve início em 1º de agosto. Os dados serão acumulados até julho de 2022. As novas notificações suspeitas ocorreram em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Pitanga e Virmond.

Com os relatos divulgados nessa terça (7), dos 25, 13 já tiveram resultado negativo. Outros oito seguem em análise. Enquanto três dos exames foram inconclusivos. Sendo assim, em Laranjeiras do Sul ocorreu o único caso que teve confirmação na Regional. Contudo há sete casos em investigação também em Laranjeiras do Sul, além de um caso em Guarapuava.

NO PARANÁ

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça (7) pela Secretaria de Estado da Saúde registrou 478 casos confirmados. Dessa forma, são 28 casos a mais que o informe anterior. Até o momento 88 municípios registraram casos da doença, sendo que 68 municípios confirmaram casos autóctones, ou seja, que a doença foi contraída no município de residência.

Há ainda, 1.598 casos em investigação e 276 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 9.980 para 10.664. O Estado não registrou nenhuma morte neste período. De acordo com Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental, a população deve ficar atenta no controle do vetor da Dengue.

Locais que acumulem água como lixo, pneus, recipientes diversos, dentre outros são propícios para que a fêmea do vetor realize a postura dos ovos. Desta forma é fundamental a eliminação e remoção destes depósitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.