Além das escolinhas que já acontecem nos ginásios municipais dos bairros Concórdia, São Cristóvão, Vila Bela e Vila Carli, com as modalidades de futsal, voleibol, handebol, karatê e judô, a Secretaria de Esportes e Recreação idealiza novos projetos. Um deles, o “Tô no Tênis na Escola” já começa a ganhar forma na prática.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Guaíra Country Club, o projeto que já existia no clube de campo foi reativado e será levado para dentro dos muros escolares. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Pablo Almeida (foto), o intuito é inicialmente implantar o tênis de campo em dez escolas da periferia.
Participam das aulas 20 alunos de cada escola selecionada e os que se destacarem terão a oportunidade de um treinamento mais específico no Clube Guaíra. Ainda é um piloto que, a partir do próximo mês, pretendemos aumentar para outras escolas, conta.
O material é de mini-tênis para facilitar a aprendizagem e as aulas acontecem no contraturno escolar, nas quadras das escolas. Segundo Almeida, o material já foi licitado e as aulas serão ministradas por estudantes de educação física com experiência na modalidade.
Outra proposta para ampliar a prática esportiva em Guarapuava é a criação do Centro Municipal de Artes Marciais, também nas regiões periféricas onde os índices de criminalidade são maiores. As modalidades escolhidas são judô, jiu-jitsu, taekondo, muay thai e capoeira. O secretário confirma o início das atividades para este mês.
Também estão sendo planejadas as escolinhas de rugby, em parceria com o time que representa a cidade no campeonato estadual, Lobo Bravo Rugby e escolinha de atletismo com o apoio da Faculdade Guairacá.
Saúde
Já o “Expresso Saúde Esporte na Escola” pretende, por meio de atividades físicas, melhorar o condicionamento físico e a saúde dos alunos que estão num grupo de risco, como obesidade ou diabetes.
Vai ser adequado um ônibus que se transformará em um laboratório de educação física e percorrerá todas as escolas. Os alunos serão avaliados quanto à sua composição corporal, nível nutricional, obesidade, asma induzida por esforço, entre outros fatores, observa Pablo Almeida.
Depois da avaliação, o grupo de risco será selecionado e participará de esportes direcionados a melhorar a saúde e diminuir os fatores de risco. No final dos semestres novas avaliações serão feitas e a escola que conseguir melhorar o índice receberá premiação, uma forma de incentivar o projeto, explica.