Guarapuava – Será assinado, na sexta-feira (11), um convênio entre o Governo Federal, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A assinatura acontecerá durante o seminário técnico do programa Universidade Sem Fronteiras, às 16h, no Auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz, em Guarapuava.
Para o evento, a Unicentro receberá a visita da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
A verba, no valor de R$ 1.446.428,00, é fruto de uma emenda da bancada paranaense na Câmara dos Deputados e visa adquirir equipamentos para estruturar os espaços e promover o acesso, a frequência e a conclusão de curso aos estudantes da Unicentro, em especial aos alunos com necessidades especiais. Entre os equipamentos mencionados no projeto, estão elevadores, móveis e computadores, além de outros aparelhos.
O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, destacou que a nossa Universidade tem investido muito em ensino, pesquisa e extensão, sempre pensando nas melhorias que podem ser feitas para beneficiar a comunidade universitária como um todo. É por isso que desde o ano passado temos debatido sobre acessibilidade e feito muitas melhorias em nossas unidades de ensino. O reitor lembrou que a verba beneficiará todos aqueles que frequentam a Unicentro.
O diretor do campus Santa Cruz, professor Osmar Ambrósio de Souza, é o coordenador do projeto de acessibilidade na instituição. Ele destacou que, desde o ano passado, a Universidade promove melhorias na Unicentro, citando como exemplo a reunião que definiu medidas para facilitar a circulação na unidade universitária, que beneficia diretamente os deficientes visuais, mas também melhora o ambiente para todos.
Sobre a verba para aquisição dos equipamentos, o professor Osmar lembrou que o projeto prevê meios de propiciar uma formação ampla para todos. Este projeto está tratando a acessibilidade em um conceito mais amplo, no sentido de prover as condições de permanência e qualificação de todos os estudantes da Unicentro, embora tenhamos ações especificamente voltadas à melhoria do nosso trabalho de acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais, concluiu o diretor do campus.
Foto: AEN