A Secretaria de Obras de Guarapuava está executando novas ações de melhorias em galerias pluviais na rua Brigadeiro Rocha no Centro da cidade. O local é um dos pontos mais críticos quando o assunto é alagamento. Assim, estão sendo instaladas grelhas para tentar impedir a entrada de lixo.
De acordo com o secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro, a obra é de caráter emergencial e deve resolver grande parte do problema de alagamentos naquele local.
Estamos acatando a sugestão de comerciantes e moradores daquela Região, no sentido de fazer uma interferência, aumentando a galeria. Além disso, estamos fazendo duas caixas de captação e colocando grelhas de 60 centímetros de largura por quatro metros de comprimento o que vai fazer com que a água que vem da Região da XV de Novembro, da Praça Cleve, possa ser infiltrada e canalizada para o córrego existente naquela Região. É um trabalho emergencial um investimento, que entendemos que deve resolver grande parte dos problemas de alagamento ali.
Ainda de acordo com o secretário, os alagamentos ocorrem em função de uma obstrução do canal por conta de entulhos de construção civil deixados no local. Vezzaro destacou que pretende fazer um estudo, em parceria com a Sanepar, para entender e definir quais as melhores medidas a serem tomadas.
OUTROS LOCAIS
Sobre os outros pontos da cidade que seguem sendo prejudicados em dias de temporais, o secretário explicou que as medidas são diferentes para cada situação.
“Cada local tem uma situação diferente. Estamos agindo com toda cautela para fazer esse investimento, temos que aplicar bem o dinheiro da comunidade. Por isso, as intervenções serão feitas de forma gradativa ponto a ponto para poder, com certeza, solucionar esse problema”.
ALAGAMENTOS RECORRENTES
O local onde as obras estão sendo executadas nesta semana é um dos pontos mais críticos. É só dar uma pancada forte de chuva na cidade, e o local fica inundado. Motoristas precisaram entrar na contramão, já que o volume de água impedia a passagem.
Em outubro, uma forte chuva alagou muitos pontos da cidade. Neste local, uma ambulância ficou presa em meio a correnteza. Obras emergenciais foram efetuadas duas vezes em alguns pontos, mas não surtiram o efeito esperado.
Leia outras notícias no Portal RSN.