No dia Internacional da Mulher, as guarapuavanas vão ganhar mais um apoio na luta contra a violência. A vice-prefeita Eva Schran apresenta o projeto de lei nº005/2013 pedindo a instalação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. A lei será sancionada ainda nesta sexta-feira (08), pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, e depois será encaminhada ao governo do estado para a viabilidade de recursos financeiros.
Segundo a vice-prefeita, a instalação visa contribuir em várias maneiras com as mulheres da cidade e região. “Com uma secretaria específica poderemos trabalhar em vários setores: violência, igualdade de gênero, geração de renda, qualificação, formação. Essas medidas vem a melhorar a vida da mulher dentro da sociedade, tirando ela do ciclo de violência em que muitas se encontram hoje”.
Eva também salienta a importância da criação dessa secretaria. “O Paraná é o terceiro estado mais violento contra a mulher e não possui um centro de apoio e nem uma secretaria destinada a esse fim. Assim, Guarapuava vai passar a ser exemplo para o restante do estado que não possui esse tipo de serviço”.
Algumas parcerias foram firmadas para apoiar a nova secretaria. “Contamos com o apoio da Delegacia da Mulher, 14º Sub Distrito para ajudar com os crimes, saúde da mulher e assistência social com o intuito de conseguir identificar os problemas das famílias junto a tratamentos psicológicos e complementares, a educação para ensinar desde pequenos a ter consciência da importância e valor da mulher, e ainda, a indústria e comércio que vem a ajudar a emancipar financeiramente, conquistar seu próprio emprego, e também, aprender novos ofícios inserindo-se no mercado de trabalho como profissional de qualidade”.
Vale lembrar que a implantação dessa secretaria é um projeto a longo prazo, porque depende também de verba estadual, além, de recursos não previsto no orçamento pois ela ainda não existia na gestão anterior.