Da Redação com Assessoria
O sábado (29) ensolarado em Guarapuava foi um dos incentivos para que muitos guarapuavanos acordassem cedo e cumprissem um dos principais objetivos do dia: cuidar da saúde. Em vários pontos da cidade os atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde e os parceiros da Faculdade Campo Real e Sesc, incentivaram homens e mulheres a evitar doenças e ter uma vida mais saudável.
Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), o foco era o cuidado da saúde das mulheres, com coleta de preventivo, exame que detecta o câncer de colo de útero e cadastro para a confecção do cartão SUS. “Essa iniciativa de abrir o posto de saúde no sábado foi ótima, porque durante a semana não temos muito tempo para fazer esses exames que não podem ser esquecidos”, disse a dona de casa Roseli Miranda que aproveitou o plantão da UBS para fazer o preventivo.
“Fazia oito anos que eu não coletava o preventivo. Quando eu vi o cartaz anunciando o mutirão logo me conscientizei e vim fazer o exame. Agora sei que posso me sentir melhor, minha consciência está tranquila, estou cuidando da saúde”, diz a moradora do Recanto Feliz, Maria do Carmo Alves Jardim, 36 anos.
De acordo com a responsável pela unidade básica do Bonsucesso, Ana Beatriz Delle Nogueira, uma equipe de 30 pessoas, entre elas, psicólogas e enfermeiras, trabalharam para atender os moradores. “Quem veio até a unidade pode contar com serviços odontológicos e a prática de exercícios orientados por profissionais de educação física, além da coleta do preventivo, medição de pressão e registro para confecção do cartão SUS”, explica.
Já no centro da cidade as ações realizadas foram voltadas para livrar as pessoas da presença tóxica da fumaça. Pela manhã, os guarapuavanos puderam trocar cigarros por frutas durante a ação promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria da Faculdade Campo Real e o Sesc, no calçadão da XV. O desafio era entregar a carteira de cigarro e começar uma luta contra o vício. “A pessoa que fuma, acaba ficando dependente da nicotina com muita facilidade. Uma das dicas para ajudar o fumante na hora de parar é comer frutas e cenoura, pois por um momento esses elementos tem a eficácia de eliminar o desejo, a fissura porque o mecanismo de dependência química do cigarro é muito semelhante ao desenvolvido por outras drogas. Ao tentar deixar o vício do cigarro, o fumante tem alguns sintomas desagradáveis como ansiedade e nervosismo”, explica a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Fernanda Spyra Dalmaz, ressaltando que os benefícios para quem acaba parando de fumar são inúmeros. “A pressão sanguínea e o oxigênio no sangue normalizam, o paladar e olfato melhoram e a respiração se torna mais fácil, além de evitar o risco de sofrer infarto”, acrescenta Spyra.
Edilete Martins, 44 anos, acordou com o desejo de largar o vício que tinha há mais de 31 anos. A aposentada viu nas filhas e nos netos o incentivo para cuidar da saúde e poder passar mais tempo com a família, além de ter uma vida mais saudável e sem vícios. “Comecei a fumar aos 13 anos, mas hoje saí de casa com uma nova missão na minha vida e sei que vou consegui cumprir e largar esse vício. Antes eu acordava tomava café e logo acendia um cigarro de palha, eram cerca de quatro por dia. Hoje, passando pelo calçadão, vi a campanha e logo percebi que fiz a coisa certa. Vou começar o tratamento e fumar, nunca mais”, fala esperançosa a aposentada que entregou a carteira de cigarro e levou para casa fruta, água e um kit antitabagismo.
A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Fernanda Spyra Dalmaz, também lembra que a Prefeitura de Guarapuava oferece tratamento através de terapias e medicamentos nas UBS da cidade para quem ainda não conseguiu, por algum motivo, abandonar o vício do cigarro. “Cerca de 87% das pessoas que passam pelo tratamento saem totalmente libertas do vício da nicotina. Vamos continuar o trabalho para que muitos guarapuavanos possam ter uma vida mais saudável e sem vícios”, finaliza.