22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Secretaria de Saúde de Irati confirma seis casos de dengue em maio

Boletim mostrou que desde o início do ano, Irati registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones. Os outros seis são importados

349132393_752485663136698_2434185474392478807_n

Conforme o boletim, desde o início do ano, Irati registrou 23 confirmações de dengue, sendo 17 autóctones (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati confirmou seis casos de dengue no município, apenas em maio. O boletim epidemiológico divulgado nessa terça (23) mostra que desde o início do ano, Irati registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones, que é quando o paciente contrai a doença na cidade onde mora. Já os outros seis casos acabaram contraídos (importados) fora da cidade.

O Setor de Endemias tem promovido ações para o enfrentamento da dengue, como visitas em residências e comércios. Mas os trabalhos ainda incluem a verificação em ferros-velhos, cemitérios, floriculturas e demais locais que possam ter criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Denise Homiak, alertou a população para que em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, procure os serviços de saúde e siga as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

Outro fato que vale lembrar é que diferente de covid-19 e das gripes em geral, paciente contaminado não tem sintomas respiratórios. O paciente precisa beber muito líquido e caso sentir os sintomas procurar uma unidade de saúde, pois na suspeita de dengue o paciente não pode usar anti-inflamatórios.

Denise ainda reforça que é muito importante refazer o teste, por existirem casos de falso negativo. Isso porque, muitas vezes, principalmente quando o paciente coleta exame antes do 5º dia do início dos sintomas, “a Vigilância Epidemiológica entra em contato e solicita nova amostra para pesquisar anticorpos. Muitos pacientes por melhorarem, se recusam a fazer essa nova coleta. Porém é muito importante que seja feita e não tem custo”.

Por fim, em Guarapuava, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou mais três casos importados de dengue na última semana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.