A Secretaria Municipal de Saúde de Irati confirmou seis casos de dengue no município, apenas em maio. O boletim epidemiológico divulgado nessa terça (23) mostra que desde o início do ano, Irati registrou 23 confirmações, sendo 17 autóctones, que é quando o paciente contrai a doença na cidade onde mora. Já os outros seis casos acabaram contraídos (importados) fora da cidade.
O Setor de Endemias tem promovido ações para o enfrentamento da dengue, como visitas em residências e comércios. Mas os trabalhos ainda incluem a verificação em ferros-velhos, cemitérios, floriculturas e demais locais que possam ter criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica Denise Homiak, alertou a população para que em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náusea e vômito, procure os serviços de saúde e siga as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.
Outro fato que vale lembrar é que diferente de covid-19 e das gripes em geral, paciente contaminado não tem sintomas respiratórios. O paciente precisa beber muito líquido e caso sentir os sintomas procurar uma unidade de saúde, pois na suspeita de dengue o paciente não pode usar anti-inflamatórios.
Denise ainda reforça que é muito importante refazer o teste, por existirem casos de falso negativo. Isso porque, muitas vezes, principalmente quando o paciente coleta exame antes do 5º dia do início dos sintomas, “a Vigilância Epidemiológica entra em contato e solicita nova amostra para pesquisar anticorpos. Muitos pacientes por melhorarem, se recusam a fazer essa nova coleta. Porém é muito importante que seja feita e não tem custo”.
Leia outras notícias no Portal RSN.