A secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu nesta terça-feira (20), em Curitiba, reunião com o Grupo de Trabalho para a elaboração do plano de gestão integrada e preservação da Bacia do Rio Paranapanema com representantes das secretarias do meio ambiente dos estados do Paraná e São Paulo. Do encontro foi elaborado um plano de trabalho consolidado que atenda as necessidades encontradas na extensão da bacia.
É importante à interação entre os representantes dos dois estados para a elaboração de um plano de gestão em recursos hídricos eficaz que atenda a manutenção, qualidade e quantidade das águas desta bacia, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.
O secretário comentou ainda que o Rio Paranapanema tem uma importância estratégica para o Brasil, que ultrapassa as fronteiras de São Paulo e do Paraná. Razão pela qual precisamos unir esforços para que sua gestão se dê de forma integrada, vendo-o como um todo e não um estado em cada margem.
Os estados são responsáveis por cerca 175 km2 que a bacia possui. O Rio Paranapanema passa por 267 municípios, sendo 141 no Paraná. A bacia está subdivida em 12 sub-bacias, que são: Alto Paranapanema, Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema, Cinzas, Itararé, Paranapanema I, Paranapanema II, Paranapanema III, Paranapanema IV, Pirapó e Tibagi.
Cerca de 4 milhões de habitantes residem próximos à bacia, dos quais 62% são paranaenses que, muitas vezes, possuem atividades profissionais relacionadas à bacia.
Para o coordenador de Recursos Hídricos da secretaria do Meio Ambiente do Paraná, José Luiz Scrocaro, a reunião técnica com o Grupo de Trabalho foi um pontapé inicial das atividades que serão desenvolvidas. Estamos envolvidos para realizar um plano de ação eficaz e para que os trabalhos contribuam com melhores resultados para a recuperação e proteção do Rio Paranapanema, afirmou.
Durante a reunião técnica, os representantes encaminharam a agenda de atividades, iniciaram o plano de trabalho e também foram apresentados os fundamentos dos Planos Estaduais de Recursos Hídricos dos Estados de São Paulo e Paraná. Foi organizado um grupo de trabalho para Capacitação, Educação Ambiental e Mobilização. O grupo definiu um programa de capacitação para os membros dos seis comitês.
A capacitação apresentará conceitos básicos de gestão de água para os membros, aspectos quantitativos da água, quais são os instrumentos previstos nas políticas de gestão dos estados e da união, enfim, como formar os técnicos envolvidos no gerenciamento da bacia do Paranapanema, disse a coordenadora de Recursos Hídricos da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Rosa Maria Mancini.
Outro importante passo dado durante a reunião foi à elaboração de uma minuta de protocolo de troca de informações entre União e Estados, já que o Rio Paranapanema é de responsabilidade da União.
Cooperação – O grupo de trabalho foi criado em março deste ano após a assinatura de uma resolução conjunta entre as Secretarias do Meio Ambiente dos Estados de São Paulo e Paraná e Agência Nacional de Águas (ANA) que prevê aproximar as relações entre os órgãos ambientais dos estados para fortalecer as ações realizadas na bacia do Rio Paranapanema.