Da Redação, com Assessoria
Curitiba – O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, recebeu em seu gabinete, na segunda feira (4) a visita do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Artagão Junior. No encontro, realizado na sede da empresa, em Curitiba, o secretário e deputado estadual licenciado solicitou informações sobre o planejamento da Cohapar para ações destinadas a municípios da sua região.
Entre os assuntos tratados, estava a aplicação dos recursos do programa Família Paranaense, que beneficiará nove municípios da região central do Paraná com projetos habitacionais. A iniciativa é realizada em uma parceria da Cohapar com a Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social e prevê obras de urbanização, construção de novas moradias e recuperação ambiental, além de um trabalho extenso de regularização fundiária em assentamentos precários das localidades.
Artagão Junior também analisou os aspectos técnicos dos projetos da Cohapar financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. O fundo é uma reserva lançada pelo governador Beto Richa em 2015 e que prevê, a partir deste ano, investimentos de R$ 400 milhões para projetos voltados ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim como o programa Família Paranaense, os projetos financiados pelo fundo são geridos em conjunto pela Cohapar e a Secretaria da Família, com base em indicadores socioeconômicos estaduais.
RESIDENCIAL 2000
Durante o encontro, o secretário aproveitou para agradecer a participação da Cohapar na entrega de 268 casas populares em Guarapuava, realizada na última quinta (30), com a presença do governador. “A oferta de condições dignas de moradia deve ser sempre uma prioridade de governo, algo que tem acontecido durante a gestão Beto Richa”, elogiou Artagão Junior.
A entrega das chaves marcou a conclusão das primeiras etapas do empreendimento, que recebe investimentos de R$ 32 milhões e beneficiará, ao todo, 500 famílias. O projeto conta com a parceria do governo estadual, governo federal e prefeitura.
De acordo com Lupion, o envolvimento dos demais órgãos estaduais tende a fortalecer o trabalho da Cohapar, em especial no atendimento às famílias mais carentes. “Graças a atuação do governador Beto Richa, com o apoio da Assembleia Legislativa, a Cohapar hoje tem mais autonomia para continuar a investir em projetos de habitação de interesse social”, afirma.
“A preocupação do secretário Artagão demonstra como os órgãos do governo estadual atuam de forma integrada para atender as demandas das famílias mais carentes do Paraná”, conclui o presidente da Cohapar.