22/08/2023



Geral

Secretário de Estado do Meio Ambiente visita Guarapuava

imagem-78577

Bárbara Franco

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Júnior esteve  no Parque das Araucárias com prefeitos e secretários abrangidos pela Sede do Escritório Regional de Guarapuava para tratar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Durante a reunião foram discutidos os problemas de cada cidade quanto aos resíduos sólidos, as possíveis melhorias que devem ser feitas. De acordo com Caetano as prefeituras que não tomarem medidas serão notificadas e posteriormente multadas caso não regularizem a situação. “ Queremos firmar possíveis parceria com os municípios, para que juntos consigamos solucionar o problema de cada município”, explica.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental e com a Política Federal de Saneamento Básico.
 

Na Política de Resíduos Sólidos do Paraná, visa, principalmente, a eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados. Estas metas poderão ser alcançadas por meio da convocação de toda sociedade, objetivando a mudança de atitude, hábitos de consumo, combate ao desperdício, incentivo a reutilização, reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis através da reciclagem.

O Paraná, que produz diariamente 20 mil toneladas de resíduos de todas as origens, ainda tem 181 municípios com lixões a céu aberto. 
São cidades grandes, médias e pequenas que sofrem pela ausência de um sistema correto de saneamento ambiental.

 Após reunião com prefeitos e secretários abrangidos pela Sede do Escritório Regional de Guarapuava, Caetano esteve com o prefeito, Cesar Silvestri, tratando de questões como a Política Estadual do Meio Ambiente e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Outros projetos ambientais foram debatidos como  a descentralização dos licenciamentos ambientais, investimentos na previsão de tempestades e regularização fundiária.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo