22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Secretário de Trânsito e Transportes esclarece dúvidas sobre novas regras

O secretário ressaltou que entre as mudanças os motoristas com menos de 50 anos poderão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos

IMG_20201214_082330776_HDR-scaled-e1607949241824

Mudanças nas regras (Foto: Arquivo/RSN)

O secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos esclareceu algumas dúvidas sobre as alterações na lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já estão em vigor, durante uma live na última sexta (26). De acordo com ele, o encontro teve a intenção de chamar a atenção dos motoristas. Isso porque, precisam ficar atentos e ter conhecimento das regras de circulação e conduta. “Assim, promovendo a segurança no trânsito e contribuam com a redução de acidentes”.

O secretário ressaltou que entre as mudanças os motoristas com menos de 50 anos poderão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Além disso, os condutores com idade entre 50 e 70 anos devem fazer o procedimento a cada cinco anos. Por fim, a renovação para quem tem mais de 70 anos deve acontecer no intervalo de três anos.

Adalberto afirmou também, que os pontos na carteira, diferente de antes, quando o motorista tinha a habilitação suspensa a partir de 20 pontos acumulados, com a nova lei o limite passa a ser de 40 pontos. “O condutor só poderá ter os 40 pontos caso não cometa nenhuma infração gravíssima no prazo de 12 meses. Se o motorista tiver cometido apenas infração gravíssima no prazo de um ano, estarão disponíveis apenas 30 pontos. Em caso de duas infrações gravíssimas ou mais no mesmo período, o limite diminui para 20 pontos”.

Para conferir a live completa acesse o link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo