Da Redação
Guarapuava – A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarapuava recebeu a visita de representantes de Maringá e Toledo. A comitiva veio em busca de subsídios para descentralização das atividades ambientais financeiras.
Guarapuava é a cidade pioneira do Paraná em municipalizar as atividades ambientais financeiras para uma equipe específica dentro da Secretaria, além disso é reconhecida pela Secretaria do Estado como modelo a ser seguido. “Em contato com o IAP e com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, nos informaram que das 29 cidades que já haviam municipalizado, Guarapuava é o melhor modelo do Paraná a ser seguido. Além disso, há semelhança razoável na população, então temos que fazer algo semelhante com o que o município tem aqui”, explicou João Batista Furlan, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Toledo.
Guarapuava já está há três anos realizando as atividades ambientais financeiras através da secretaria, então é o melhor exemplo a ser seguido”, comentou Jaime Dallagnol, secretário de Meio Ambiente de Maringá.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, com a descentralização, vários procedimentos deixam de ser tão burocráticos e passam a ser mais ágeis e eficientes, pois são feitos diretamente na Secretaria. "O licenciamento ambiental, por exemplo, levava um mês para ficar pronto, desde que os processos foram municipalizados, é possível concluir esse licenciamento em até cinco dias".