22/08/2023
Esportes

Sede da Liga Nacional de Tiro ao Prato é instalada em Guarapuava

imagem-33273

A recém fundada Liga Nacional de Tiro ao Prato instalou-se esta semana na cidade de Guarapuava, estado do Paraná. A entidade representa atiradores de mais de 70 clubes de tiro ao prato, distribuídos em 15 estados brasileiros. No Paraná são 6 clubes filiados. A Liga Nacional conta com o apoio de diversas federações estaduais de Tiro Esportivo.

O presidente eleito para o primeiro mandato da Liga Nacional de Tiro ao Prato é o atirador guarapuavano Acir Mores Edling, que também é presidente do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava. Para Edling, a Liga Nacional representa um marco importante no esporte, uma vez que organizará já para o ano de 2012 uma competição nacional de tiro ao prato, na modalidade Trap Americano. “… O Trap é a porta de entrada para qualquer atirador iniciar a prática do Tiro ao Prato e um importante celeiro na formação de talentos olímpicos para nosso país. Um belo exemplo disso é Rodrigo Bastos, que tornou-se um dos melhores atiradores do mundo, tendo sua inicialização no Trap Americano, nas pedanas do CCTG…”, comentou Edling.

Um dos principais motes da Liga Nacional é o incentivo à iniciação de crianças e jovens no esporte, incentivados e acompanhados pelos pais. “O Tiro Esportivo é um esporte que ensina muitos valores aos jovens, tais como responsabilidade, concentração, foco e busca de objetivos.”, afirmou Valdir Abel, de Criciúma/SC, que é vice-presidente da Liga.

A Liga Nacional já divulgou seu calendário e o regulamento de competições para 2012, informou Thiago Romanelli, de Piracicaba/SP, ele que é Diretor Técnico da Liga. “… acontecerão ao todo 12 etapas em 2012, sendo que 10 delas poderão ser disputadas no sistema online, simultaneamente em diversos clubes de tiro ao prato do Brasil e 02 etapas serão presenciais obrigatórias, onde os atiradores reunidos num mesmo clube, terão oportunidade de fazer o confronto direto entre si…” complementou Romanelli.

Para Érico Fuzaro, de Rio Claro/SP, que é Diretor de Assuntos Institucionais da Liga e pai do atirador olímpico Filipe Fuzaro (único Brasileiro classificado no tiro ao prato para Londres/2012), a Liga surge num importante momento dos desportos no Brasil, onde os holofotes estão voltados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “Eu sempre fui o maior incentivador do Filipe. Desde os 8 anos de idade ele me acompanha Brasil afora em competições de tiro ao prato. A classificação dele para as olimpíadas de Londres é uma prova que os talentos olímpicos devem começar a ser formados enquanto jovens, com incentivos dos pais, clubes e das autoridades ligadas ao esporte. A Liga Nacional certamente vai ocupar este espaço”. comemorou Fuzaro.

Informações: Clube de Caça e Tiro de Guarapuava

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.