22/08/2023



Geral

Segundo Defesa Civil, mais de 20 mil pessoas foram atingidas por temporal

* Da Redação

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, mais de 20 mil pessoas foram atingidas pelo temporal, com chuva de granizo, que caiu em várias regiões do Paraná na terça feira (02). De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual divulgado às 18h00 desta quinta-feira (4), 20.720 pessoas foram atingidas em 25 municípios. 

Conforme o boletim, dos mais de 20 mil atingidos, 160 ficaram desabrigados e 10 permanecem desabrigados. Já 1.646 pessoas ficaram desalojadas e 1.490 continuam desalojadas. No total, 5.926 casas foram danificadas. Nove pessoas se feriram, segundo a Defesa Civil.

Na definição da Defesa Civil, pessoas desalojadas são aquelas que deixaram suas casas por causa desastre, mas que não necessitaram de abrigo público por se abrigarem na residência de parentes ou amigos. Já as desabrigadas são aquelas que deixaram as suas casas e que precisam de abrigo público.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Na quarta feira (3), o prefeito de Reserva, na região dos Campos Gerais do Paraná, Luiz Carlos Vosniak (PT), decretou situação de emergência. A chuva de granizo danificou 250 casas no município. Conforme a Defesa Civil, 600 pessoas continuavam desalojadas na cidade nesta quinta-feira.

OCORRÊNCIAS

O município com maior registro de prejuízos fo iMarmeleiro, no sudoeste, com 8.003 mil moradores atingidos e 2,5 mil casas danificadas.  As cidades que tiveram ocorrências registradas pela chuva são Bituruna, Campina da Lagoa,Campo Bonito, Campo Mourão, Colombo, Francisco Beltrão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema,Laranjal, Mangueirinha, Marmeleiro, Nova Tebas, Palmital, Pinhão, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Ranascença, Reserva, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Santa Maria do Oeste e Tibagi, de acordo com a Defesa Civil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo