O jornal Folha de São Paulo traz impressa na edição de ontem (25), na seção Mercado, uma reportagem sobre a Cooperativa Agrária, com sede no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, onde aponta que a cooperativa estaria visando novos investimentos em áreas de terra nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Conforme o jornal, a direção da Agrária já teria feito prospecções de áreas de terra em quatro estados das duas regiões e o projeto estaria em estudos pela direção da cooperativa. “Não dá para se lançar numa aventura”, afirmou o presidente da Cooperativa, Jorge Karl, à Folha.
Ainda conforme o jornal, a Agrária é a única cooperativa brasileira que fala sobre a abertura de novas fronteiras agrícolas. Uma das idéias da Agrária seria subsidiar grandes áreas de terra a preços acessíveis para subsidiar a ida de produtores para aquelas regiões. Alguns dos 550 cooperados da Agrária já compraram áreas de terra nas regiões por conta. O jornal cita como fonte o produtor Milla, que há 11 anos adquiriu 27 mil hectares no Piauí.
Outra idéia, conforme a Folha, é investir em projetos já em andamento. Em dezembro de 2012, diretores da Codevast (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) apresentaram projeto de irrigação do semi-árido com foco na produção de frutas, cana-de-açucar e etanol. A direção da Agraria fala de “grandes possibilidades” de participar.