22/08/2023


Paraná Região Segurança

Segurança implanta Instituto de Criminalística em União da Vitória

Apucarana, Jacarezinho e Paranavaí também ganham novas unidades. Equipamentos e viaturas têm recursos dos governos estadual e federal

Segurança Pública implanta Instituto de Criminalística em qua

Equipamentos e viaturas têm recursos dos governos estadual e federal (Foto: Polícia Científica)

A unidade da Polícia Científica de União da Vitória que prestava atendimentos de medicina legal já conta com serviços do Instituto de Criminalística. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, além de União da Vitória, outras duas unidades – de Jacarezinho no Norte e Paranavaí, no Noroeste do Estado, iniciaram os trabalhos esta semana.

A partir de agora, as equipes da unidade de União da Vitória vão atender 14 municípios do Centro-Sul, Região que conta com cerca de 286 mil habitantes. Apenas a quarta unidade, que fica em Apucarana, teve uma nova sede inaugurada, mas presta esse serviço desde novembro de 2020.

A mudança é um avanço e significa a implantação plena da Polícia Científica nessas Regiões que precisavam de atendimentos de perícia. Conforme o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o avanço da Polícia Científica no Interior, possibilitará a prestação de melhores serviços à população.

Entre eles, a otimização de laudos e demais exames periciais, indispensáveis para o prosseguimento de investigações e elucidação de crimes. “A Polícia Científica em atividade plena possibilita investigações mais céleres e com maiores índices de solução nos casos. Além disso, beneficia os moradores dessas Regiões, já que não precisam mais se deslocar para outras cidades para ter atendimento adequado”.

ESTRUTURA

Cada unidade contará com seis peritos criminais, além de uma viatura 4×4, maleta com insumos para coleta de vestígios de materialidade e autoria em locais de crime e câmeras fotográficas. Além disso, oferecerá toda a infraestrutura interna para os procedimentos periciais e espaço de atendimento ao cidadão.

Os equipamentos e viaturas são oriundos de investimentos do Governo do Estado e do governo federal. Por fim, nos quatro municípios, a Polícia Científica já disponibilizava serviços de medicina legal (recolhimento de cadáver, necropsia e atendimentos clínicos para pessoas vivas).

Ainda conforme a Agência, também houve contratação de profissionais especializados para implantação dos serviços de Criminalística, para atuar, por exemplo, com atendimento em locais de morte, perícias em objetos e veículos envolvidos em crimes, entre outros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo