Da Redação
Guarapuava – Seis triatletas de Guarapuava enfrentam um grande desafio neste domingo (29), na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ana Scatolin, Willy Brunsfeld, Julien Witzel, Sandro Vigil, Dorival Modolan e João Paulo Drewinski vão desafiar os seu próprios limites numa prova tripla que inclui 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de bicicleta e mais 42,2 quilômetros de corrida, com um tempo limite de 17 horas. É o 16º Ironman, considerado uma das provas mais importantes do triatlon nacional. A competição é classificatória para o mundial de Ironman no Havaí.
De acordo com a personal trainer e treinadora Fabiane Szychta Tyski, os atletas se prepararam por cerca de seis meses, com treinamentos diários de duas horas e carga dobrada durante os finais de semana."Os treinos são alternados. A natação é em piscina; corrida na rua e quando chove na academia e bicicleta no distrito de Entre Rios ou na BR 277". Segundo Fabiane, as planilhas são elaboradas por Vinicius Tyski. "Eu também desempenho essa função", diz.
AUTOSUPERAÇÃO
João Paulo Drewinski estreia na competição. Treinando há oito meses, diariamente e nos finais de semana quando chega a atingir até sete horas de preparação, entre natação, corrida e pedalando, para ele o maior desafio é a autosuperação. “Para essa prova o psicológico tem que estar forte, porque são horas e horas de treino solitário”.
Segundo o triatleta, é necessário estar focado no objetivo, com equilíbrio físico mental e espiritual. “Você abdica da companhia da família, de amigos, para buscar atingir a sua meta, a autosuperação”.