Guarapuava – A presença do técnico da seleção masculina de vôlei animou os estudantes e atletas presentes na primeira seletiva do Projeto Rede Atletismo Novos Talentos. O evento aconteceu na última quinta-feira, 12, com a participação de 90 atletas de todo o estado. Os competidores estavam de olho numa vaga para a seletiva final, marcada para o mês de março, na cidade de Bragança Paulista.
O projeto da Força e Luz do Oeste uma empresa de energia visa descobrir talentos do atletismo pelo país e por isso realizou seletivas em sete estados. Os classificados vão assinar um contrato com o Rede Atletismo e irão morar e treinar no Centro Nacional de Excelência Esportiva (CNEE) localizado em Bragança Paulista. Eles ainda irão receber moradia, alimentação, transporte, bolsa atleta, bolsa de estudos, assistência médica, odontológica, fisioterápica, nutricional e psicológica. O contrato tem a duração de nove meses (abril a dezembro de 2009), período em que passarão por um treinamento intensivo, quando serão avaliados quanto à permanência ou não no projeto.
De acordo com Bernardinho, a iniciativa do projeto é muito importante para o esporte brasileiro. A idéia é muito interessante porque você pode peneirar pelo Brasil afora e criar um núcleo próprio. Num curto espaço de tempo há possibilidade de alguns desses jovens se destacarem no atletismo, pois talentos não faltam nesse país, ressalta.
Segundo ele, iniciativas do setor privado vêm de encontro com as necessidades do setor esportivo e suprem a carência deixada pela política pública. Nem sempre o poder público tem condições de realizar tudo o que se espera, apesar de querermos uma política pública mais voltada para isso, porque o esporte é um instrumento de educação. Então parceria com o setor privado é muito importante sim, aponta.
Para os atletas ele dá a dica: é preciso ter talento e disciplina. É um misto entre as duas coisas, talvez até num momento como esse, de seletiva, o cartão de visita seja o talento, mas eles só vão resistir na peneira final e ao longo do processo de formação se tiverem muita determinação e disciplina, ensina.
A atleta Larissa Antunes, de Cascavel, sabe bem o que é isso. Além do gosto pelo atletismo, vem treinando há sete anos. Ela participou de três provas – 60 metros, salto com barreiras e 9 minutos e acredita que consiga uma vaga para a etapa final. Achei que fui bem na corrida de 9 minutos, fiz 1,7 quilômetro. Mas acho que fui melhor ainda na prova de 60 metros, aponta. Ao pensar na assinatura do contrato com o Rede Atletismo, Larissa demonstra muita empolgação e garante que tudo seria melhor, já que teria mais estrutura para os treinamentos, como os melhores técnicos e equipamentos. Até a metade da seletiva, a atleta de Cascavel era a primeira no ranking feminino paranaense.
A assessoria de comunicação da Força e Luz do Oeste informou que os resultados da seletiva só serão divulgados no domingo, 15, após a pontuação dos índices.