A estimativa de colheita da safra de grãos no Paraná, divulgada nesta sexta-feira (25), pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) prevê aumento de 26% em relação ao que foi colhido no verão de 2012. Os números prévios apontam que o estado deve colher 22,7 milhões de toneladas da primeira safra do ano.
O motivo para o aumento da safra é a estabilidade nas condições meteorológicas. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da secretaria, até o momento, a previsão é que a colheita deste ano seja suficiente para cobrir as perdas ocasionadas em 2012, quando a estiagem reduziu o volume previsto de grãos para o verão.
A maior parte do total é referente à soja, cuja produção deve alcançar 15,3 milhões de toneladas neste ano. O número representa crescimento de 41% em relação a 2012. Os produtores que investiram nessa cultura também comemoram o preço da saca, que custa, em média, R$ 59, o que é considerado bom pelo setor. Já a safra de milho deve alcançar 6,9 milhões de toneladas, também superando o que foi colhido em 2012.
Previsão anual
A Seab também divulgou a previsão da safra para todo o ano de 2013. No levantamento, estima-se que o Paraná consiga colher 37 milhões de toneladas de grãos até o fim do ano. Esse número representa 20% de toda a safra nacional, que, para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve alcançar 180 milhões de toneladas.