22/08/2023
Política

Sem-terra chamam Kielse de “mentiroso”

imagem-14371

Pinhão – Um protesto realizado por trabalhadores rurais assentados na Fazenda São Miguel
Movimentou a sessão da Câmara na noite de ontem, segunda-feira (15). Portando faixas que chamavam o deputado Kielse Crisóstemo de “o mentiroso”, os manifestantes também pediram que o oficio encaminhado pelo deputado ao secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, com cópia para o secretário de Segurança, Rasca Rodrigues, no dia 23 de março de 2009, fosse lido na sessão.
No documento Kielse pedia a reintegração de posse da área que havia sido ocupada pelo manifestantes em 2008 e acusava os produtores rurais de ter cortado erva-mate (cerca de 90 mil quilos), derrubado cercas, pinheiros e que estão tirando palanques de imbuia para vender ilegalmente.
Kielse disse também que os trabalhadores rurais teriam recebidos em meados de dezembro de 2008 no assentamento “uma carga de fuzis de assalto 762, wichester carabina e até uma metralhadora antiaérea .50”.
De acordo com o deputado, o proprietário da Fazenda São Miguel, Valdevino Batista de Almeida e o Oficial de Justiça, responsável pela entrega da ordem de reintegração de posse, foram ameaçados por cerca de 90 homens armados, durante tocaia, na estrada.
Após a leitura do oficio na Câmara, o vereador Júlio Machajewski (PT) usou a tribuna para rebater todas as acusações do deputado. Para o vereador, Kielse é “mentiroso, irresponsável e não conhece a realidade do município”.
Confira o vídeo do pronunciamento do vereador Julio Machajewski e os apartes dos vereadores Denilson José de Oliveira (PT) e Solange Adronski (PP).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo