Cristina Esteche
Quedas do Iguaçu – Famílias de sem terra continuam acampados em uma nova área da fazenda da Araupel. Elas ocuparam a área conhecida como projeto Quatro, na madrugada dessa segunda feira (06). Os sem terra reivindicam a desapropriação da area de nove mil hectares para fins de Reforma Agrária. A área de reflorestamento, que se estende por Rio Bonito do Iguaçu, foi ocupada pela primeira vez em julho de 2014. Segundo a Polícia Militar de Quedas do Iguaçu, na manhã desta terça feira, as famílias continuam no local. Ainda não há levantamento de quantas famílias estão na área.
A área ocupada, a exemplo daquela onde estão os acampados Herdeiros da Terra, é uma das mais produtivas da empresa com árvores prontas para o corte. Os trabalhadores estão proibidos de acessar local.
De acordo com a assessoria de imprensa da Araupel, nesse local há uma pousada que serve como lazer para os 1,2 mil colaboradores da empresa. Por ser um espaço onde acontece confraternização há chuveiros, água potável, banheiros, alojamento, cozinha e área para eventos que comporta mais de mil pessoas.
De acordo com a assessorial da Araupel, a empresa filmou na tarde de ontem, segunda feira, cerca de 150 pessoas, em área próxima ao acampamento Herdeiros da Terra, destruindo a floresta jovem, com machados, foices e motosserras. “Os infratores são conduzidos ao local por meio de camionetes e caminhões”.