Da Redação, com Assessoria/MST
Paraná – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), liberou na tarde desta sexta feira (20), as rodovias de Tamarana, Nova Laranjeiras, Faxinal, e as praças de pedágios em Mandaguari e Arapongas, que estavam ocupadas desde quarta (18), no Paraná.
A liberação das rodovias e pedágios só aconteceu após a definição de uma audiência, marcada para quarta (25), com o governador Beto Richa, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com Governo Federal.
De acordo com o MST, as mobilizações começaram quando a Polícia Militar despejou 1,2 mil famílias do Acampamento Sebastião Camargo, localizado na ocupação Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha do Itaipu. Os sem terra atribuem a desocupação ao secretário chefe da casa Civil, Valdir Rossoni.
Segundo o Movimento, os donos da Fazenda Santa Maria foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do lobista Fernando Moura, durante as investigações da Operação Lava Jato, da Policia Federal, por desvio de dinheiro público na Petrobrás.