A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (Semag) está participando do XXIV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). O encontro que ocorre desde o dia 22 vai até esta sexta (26), em Foz do Iguaçu. O tema central deste ano é “Gestão da água: Responsabilidade de todos”.
Assim, o evento tem como objetivo principal, promover a integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil. Além do fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Conforme a responsável pelo Departamento de Projetos Ambientais da Semag, Selba Regina Peres Lopes, este é um momento de troca de experiências.
Trazer nosso projeto para ser apresentado no ENCOB é muito importante. Porque além de poder mostrar o nosso município para outras Regiões do Brasil, essa oportunidade nos permite uma troca de experiências com outros municípios que desenvolvem ações voltadas à proteção da água. Permite também essa troca de experiências. Sendo assim, é um momento de diálogo com outras instituições, de compartilhamento de ideias e de ações voltadas à proteção dos recursos hídricos.
O XXIV ENCOB é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Paraná. Desse modo, o encontro ocorre por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra. Tendo apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB).
PROJETO ÁGUAS DA SERRA
O ‘Águas da Serra’ é um projeto desenvolvido desde 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Caixa Econômica Federal. A iniciativa busca proteger e recuperar a bacia hidrográfica do Rio das Pedras, assim como implementar ações voltadas à preservação do manancial de abastecimento público do município de Guarapuava.
A Semag estruturou e organizou, considerando quatro metas principais. Sendo elas: educação ambiental com a comunidade da bacia, recuperação de áreas de floresta e de produção de água, proteção e recuperação de nascentes e readequação de estradas rurais.
Desse modo, este projeto beneficia diretamente a população rural que mora na Bacia do Rio das Pedras. Como também, indiretamente, a população do município, as usinas hidrelétricas, os municípios vizinhos e a jusante da Bacia. A Semag estima que 500 mil pessoas vão ser beneficiadas.
De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o projeto conta com a proteção das nascentes da Bacia e instalação de cercas. Além disso, a iniciativa também terá o plantio de mudas nativas para a recomposição de mata ciliar e readequação das estradas rurais.
O projeto também tem um trabalho de educação ambiental nas escolas e com a comunidade em geral. Assim, este projeto pretende trazer melhoria na qualidade da água do manancial de abastecimento de Guarapuava.
DADOS
- Três Escolas municipais envolvidas e atendidas;
- 581 alunos do ensino fundamental I beneficiados;
- 200 propriedades rurais beneficiadas;
- 72.800 mil mudas de espécies nativas plantadas e 70 ha de área de preservação permanente (APP) recuperadas;
- 65 nascentes identificadas, protegidas com cercamento e recuperadas;
- Três quilômetros de estradas rurais readequadas com calçamento poliédrico.
Leia outras notícias no Portal RSN.