22/08/2023
Agronegócio

Semana de chuvas prejudica colheita em Guarapuava

A grande quantidade de chuvas nesta semana prejudicou os produtores rurais da região. Com as colheitas de milho, soja e batata a pleno vapor, os agricultores quase não conseguiram colher nada nos últimos dias. Segundo alguns produtores de batata da cidade, somente nesta quinta feira (14) os trabalhos na colheita voltaram ao normal.

Com a chuva, os maquinários agrícolas não conseguem trabalhar dentro das plantações. Com essa situação, algumas lavouras em estado avançado de maturação já registraram sinais de apodrecimento de alguns grãos.

Outra grande dificuldade apontada pelos produtores é a escoação da produção, já que as chuvas pioram ainda mais a situação das estradas rurais, já defasadas, o que não permite o tráfego de veículos pesados como colheitadeiras e caminhões. O Programa de Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava (REERG), promovido pela Prefeitura, que iria reestruturar as estradas da região também teve seu trabalho dificultado pelas chuvas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da DERAL (Departamento de Economia Rural da SEAB) Josnei Augusto da Silva Pinto, apesar das dificuldades na colheita, não há o perigo de desabastecimento desses produtos no mercado, já que as chuvas são localizadas e outras regiões do país seguem colhendo. Com isso o preço dos alimentos não registrou grandes alterações.

De acordo com o produtor Renê Martins Bandeira Filho e o corretor Josmar Martins, o preço da batata teve um ligeiro aumento durante essa semana, mas como não houve colheita, os agricultores não conseguiram vender os produtos mais altos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.