22/08/2023



Geral Guarapuava

Semana de Combate ao Aedes aegypti começou nas escolas municipais de Guarapuava

imagem-130916

Da Redação

Guarapuava – A Secretaria de Saúde está desenvolvendo ações na Semana de Combate ao Aedes aegypti envolvendo escolas municipais de Guarapuava. A iniciativa integra o cronograma da Semana Saúde na Escola e leva os agentes epidemiológicos até as escolas da cidade.

De acordo a supervisora de campo da Secretaria de Saúde, Sabina Cury, foi o primeiro dia de ações, que incluiu panfletagem e palestras. “Todos os dias vamos realizar em média seis visitas, que incluem mostrar o mosquito para os alunos. Além disso, serão realizadas vistorias por toda a escola com um representante de cada turma, para colocar em prática o que foi repassado em sala. O combate ao mosquito não pode parar e a ajuda das crianças nessa missão é essencial”.

A ação contemplará nesta primeira etapa 24 escolas. Nesta segunda (03), uma das escolas que recebeu a ação foi a São Pedro, localizada no bairro Industrial. Para a diretora da escola, Patrícia Mayer, esse tipo de iniciativa é uma importante ferramenta de disseminação de informações para toda a comunidade. “O ambiente escolar é uma ponte que liga as crianças a toda a família, bairro e outros lugares. Saber que nossa escola colabora para essa missão de combate o mosquito nos deixa motivados para continuar o trabalho com os alunos”, enfatizou a diretora, lembrando que semanalmente são realizadas vistorias em toda a escola para identificar possíveis focos do mosquito.

Quem colaborou com a vistoria foi a aluna Gabriele Pinheiro, 6 anos. A estudante do 1º ano foi até o pátio da unidade de ensino com seus colegas e vistoriou os espaços. “Olhamos tudo. Fomos no parquinho, na quadra de esportes, nos corredores e pátio. Gostei de fazer isso com meus colegas, pois ajudamos a procurar água parada e mosquitos. Ficamos felizes por não achamos nenhum dos dois”, disse Gabriele. Nos próximos dias serão visitadas mais 17 escolas em diversos bairros de Guarapuava.

Cronograma Saúde na Escola 

Dia 04/04

Manhã –  Escola Municipal Profª Carlita Guimarães Pupo (Primavera) e Escola Municipal Abílio F. de Oliveira (Primavera); 

Tarde –  Escola Municipal Profª Luiza Pawlina do Amaral (Residencial 2000), Escola Municipal Irene Guimarães Pupo (Jardim Araucária),  Escola Municipal Roberto Cunha e Silva (Vila Bela) e Escola Municipal Capitão Wagner (Vila Bela); 

Dia 05/04

Manhã –  Escola Municipal Gabriel Hugo Rios (Planalto), Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira (Concórdia), Escola Municipal Profº Dionísio Kloster Sampaio (Jardim das Américas);

Tarde – Escola Municipal Domingos Sávio (Paz e Bem), Escola Municipal Dom Bosco (Vila Carli);

Dia 06/04

Manhã –  Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira (Santa Cruz),  Escola Municipal Alcindo França Pacheco (Santana);

Tarde –  Escola Municipal Maria de Jesus Taques (Morro Alto),  Escola Municipal Profª Silvanira Acyoli Lins Penha (Morro Alto),  Escola Municipal Raul Henrique Lupatelli (Campo Velho),  Escola Municipal Francisco Contini (Tancredo Neves).

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo