22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Semana do dia de Nossa Senhora Aparecida tem programação especial

O dia 12 de outubro é celebrado nacionalmente em homenagem à santa. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida faz comemoração

Nossa_Senhora_Aparecida - MA - 20

O dia 12 de outubro é celebrado nacionalmente em homenagem à santa. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida faz comemoração  (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Desde 1717, quando a imagem da santa Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, é tradição na Igreja Católica a celebração e devoção no dia 12 de outubro. Pessoas de todo o país atribuem à intercessão de Nossa Senhora diversas graças.

De acordo com a Diocese de Guarapuava, a devoção nunca parou de crescer, inclusive a data se tornou um feriado no Brasil em 1980, quando o Papa São João Paulo II dedicou a basílica à Padroeira do Brasil. Em Guarapuava, cinco paróquias, três santuários e várias comunidades e capelas se dedicam à santa.

Entretanto, cada uma delas celebra o dia 12 de outubro de uma forma diferente, mas a grandiosidade da fé continua a mesma. Na Paróquia e Santuário Nossas Senhora Aparecida a dozena começou no dia 30 de setembro e vai terminar no dia 11 de outubro, sempre às 19h30. Já a Santa Missa da Padroeira será no dia 12 às 6h, 7h30, 9h e 10h30.

Além da programação religiosa, a celebração conta com almoços de confraternização, binguinhos, shows de prêmios, apresentações artísticas, concursos, feiras e outras atividades.

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no século XVIII pelos pescadores do rio Paraíba do Sul, na Região de Guaratinguetá – SP. Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxarem a rede, os pescadores se depararam com o corpo da imagem.

Conforme a história, os pescadores arremessaram a rede novamente, ao puxar veio a cabeça da santa. Eram tempos de escassez na pesca, porém contam que a imagem pesou tanto, que não foi possível retirar do barco. Desde então, com a imagem do lado, os pescadores começaram a pegar grandes volumes de peixes. Dessa forma, esse episódio foi considerado um milagre, já que a comunidade sofria com a falta de peixes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.