22/08/2023
Educação

Semana Literária inicia nesta terça feira em Guarapuava

 

A Semana Literária desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em unidades do Paraná, tem inicio em Guarapuava nesta terça feira (16), com  mesa redonda. A conversa acontecerá às 19h30 com o tema "A violência por escrito”. Participam os escritores Caetano Galindo e Juliana Frank, com mediação da professora guarapuavana Níncia Borges Teixeira. O evento será no Salão Social do Sesc.

Os participantes vão refletir sobre questionamentos como: um país com mais leitores é um país menos desigual e violento? Existe relação entre a literatura de um lugar e a justiça social? A violência brasileira, tão antiga e conhecida de todos, é bem retratada por nossa tradição literária?  Quem são os autores que mais sabem ou souberam retratá-la e que são essenciais ao Brasil, sob o ponto de vista artístico, cultural e/ou político? De que forma a literatura lida, escrita ou editada por nossos debatedores reage aos problemas do Brasil contemporâneo, e como a literatura, de um modo geral, pode trabalhar esses temas? Uma série de escritores relevantes da atualidade viaja pelo Paraná e, numa rodada de conversas com o público, busca responder a essas e outras perguntas.

QUEM SÃO

Caetano Galindo nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Desde 1998, é professor de História da Língua Portuguesa na UFPR. Já traduziu cerca de 30 livros, de autores como Thomas Pynchon, David Foster Wallace, Jeffrey Eugenides, Ali Smith, Tom Stoppard, Ian McEwan e Alice Munro. Em 2013, o seu Ulysses, de James Joyce, ganhou o Jabuti e o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, na categoria tradução. Seu primeiro livro de contos, Ensaio sobre o entendimento humano, ganhou o Prêmio Paraná de Literatura 2013.

Juliana Frank nasceu em São Paulo (SP), em 1985. É roteirista e escritora e vive atualmente no Rio de Janeiro (RJ). Escreveu os livros Quenga de plástico e Cabeça de Pimpinela, ambos lançados pela editora 7 Letras, e participou da coletânea 50 versões de amor e prazer: 50 contos eróticos por 13 autoras brasileiras (Geração Editorial). Seus textos também foram publicados no caderno Ilustríssima, da Folha de S. Paulo, e nas revistas Cult e Lado7. Em 2013, lançou o romance Meu coração de pedra-pomes (Companhia das Letras).

Níncia Borges Teixeira Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social. Membro do Projeto Cooperação bi-nacional Argentina-Brasil: fomento à interação entre Ciências Sociais Aplicadas e Inovação Tecnológica. Autora do livro: A Escrita de Mulheres na Pós-modernidade e a Desconstrução do Cânone Literário. Bolsista produtividade da Fundação Araucária.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.