22/08/2023
Guarapuava Saúde

Semana marca recordes de número ativos de covid-19 em Guarapuava

Na quarta (5), 1.238 pacientes continuavam ativos e quinta (6) 1.295, ocorreu o maior número de casos ativos desde o início da pandemia

covid-5971309_1280

Ativos em Guarapuava tem crescimento (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os primeiros dias do mês de maio mostraram que o coronavírus não deu trégua. O fato é, que nesta semana que iniciou o quinto mês do ano, os números subiram e chegaram a bater recordes em Guarapuava. Conforme o boletim emitido pela Saúde do município, somente na terça (4), 237 pessoas receberam resultado positivo para a infecção. Naquele dia,1.106 pacientes estavam sob o status de ativos, ou seja, com alto potencial de contaminação.

E, foi a partir da terça (4), que os ativos ultrapassaram a faixa dos 900. Na quarta (5), 1.238 pacientes continuavam ativos e quinta (6) 1.295, o maior número de casos ativos desde o início da pandemia. Além disso, os dados divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde de Guarapuava confirmam que a média diária de casos ativos, entre os dias 1 e 6 de maio, foi de 1.038. Portanto, se uma pessoa em situação ‘ativa’ pode contaminar outras seis, durante os primeiros dias do mês 6.228 moradores do município podem ter sido contaminadas.

OCUPAÇÃO UTI HR

O Departamento de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado divulga ainda com frequência a ocupação dos leitos exclusivos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da covid-19. Ontem (6), os leitos de UTI ocupados no Hospital Regional de Guarapuava totalizavam 100%.

Então, a menor ocupação ocorreu em 1 de maio, quando 97,5% dos leitos de UTI estavam ocupados no HR. Desde então, todos os leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) da unidade hospitalar estão ocupados. Atualmente, o HR tem 40 leitos disponíveis de UTI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.