22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Semana será com sol, chuva e temperaturas altas em Guarapuava

A semana que começou com tempo nublado, terá sol e temperaturas bem altas. Mas o sábado (12), Dia da Padroeira e Dia das Crianças será chuvoso em Guarapuava

previsão do tempo

A semana começa com céu carrancudo, mas o sol aparece a partir de quarta (9) até a sexta (11) em Guarapuava (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Esta semana o tempo muda bastante em Guarapuava. E digamos que teremos de tudo um pouco na cidade, em relação ao tempo. Assim, vamos ter céu nublado, sol e céu claro, temperaturas altas e chuva. Pra começar, a segunda (7) teve céu parcialmente nublado, com pancada fraca de chuva. O volume foi pequeno e não chegou a 4 mm. As temperaturas não sobem muito.

Assim, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o dia começou com 12° C e registrou máxima de 19° C. Entretanto, as rajadas de vento ficaram em torno de 36 Km/h. Na terça (8) a instabilidade atmosférica diminui no Paraná e o eixo da frente fria se afasta do continente. Para a Região de Guarapuava, a nebulosidade varia.

Bairro Primavera em Guarapuava (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Portanto o dia promete ser de céu nublado, mas sem previsão de chuva. O que chama a atenção é a amplitude térmica. O dia começa com 12° C, mas as temperaturas dobram ao longo da terça e chegam a 24° C. Entretanto, o período de maior aquecimento fica entre 13h e 14h. Depois as temperaturas caem um grau a cada hora.

O sol aparece na quarta (9) em Guarapuava (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

SOL E CALOR

Entre a quarta (9) e a sexta (11) não estão previstas chuvas e as temperaturas sobem bastante, principalmente à tarde. Ou seja: serão três dias de sol e até calor. Assim, a quarta terá céu claro e sol em Guarapuava. As temperaturas variam entre 11° C e 26° C. Não existe previsão de chuva, mas as rajadas de ventos ganham um pouco de força e voltam ao patamar da segunda (7).

Conforme o Simepar, as temperaturas sobem mais na quinta (10) e na sexta (11). Assim para a quinta o dia promete ser de céu claro e muito sol. Mínima de 12° C e máxima de 27° C. Já para a sexta, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover ainda. Os termômetros sobem mais um pouco. Pela manhã não muda muito e faz 13° C. Mas à tarde, os termômetros podem chegar aos 29° C.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)

SÁBADO COM CHUVA

Mas programe-se: as chuvas retornam ao Paraná no dia 12 de outubro. E a nossa Região, também. Isso porque a massa de ar se aquece e aumenta a umidade sobre o Estado. Há previsão de chuva principalmente à tarde. Portanto, o sábado (12) Dia da Padroeira do Brasil e Dia das Crianças será parcialmente nublado com pancadas de chuva. O volume esperado é baixo, apenas 6 mm. As temperaturas variam entre 16° e 28° C.

Para o domingo (13), o sol deve voltar a aparecer timidamente entre nuvens na cidade. Mas não existe previsão de chuva. Os termômetros devem registrar mínima de 16° C e máxima de 30° C. E a partir de segunda (14), pode preparar de vez o guarda-chuva. É que teremos muita chuva até a próxima segunda (21).

Pelo menos é o que está prevendo o Simepar. Deve chover muito, principalmente no fim de semana dos dias 19 e 20 em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo