Depois de uma chuva contínua, que somou mais de 93 milímetros na última sexta (22) em Guarapuava – conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) – o que veio pela frente foi frio. De acordo com o Simepar, o tempo deve ficar assim gelado por vários dias. E há a previsão de ocorrência de geada já para esta terça (26).
A segunda (25) amanheceu bem gelada em Guarapuava. Foram registrados 5ºC nas primeiras horas da manhã, mas as rajadas de vento deixaram a sensação térmica próxima dos 3ºC. A máxima, foi registrada entre 14h e 15h, quando os termômetros marcavam 16ºC. Depois disso, o calor voltou a diminuir, e a expectativa é de um fim de tarde bem gelado.
De acordo com os meteorologistas do Simepar, a estabilidade atmosférica predomina na Região. Assim, as temperaturas continuam baixas e devem ser registradas ocorrências de geada no início da manhã em Guarapuava. Desse modo, a terça (26) amanhece com apenas 3ºC em Guarapuava. A máxima, que deve ser sentida no meio da tarde, não ultrapassa os 17ºC.
Na quarta (27) não há mudanças significativas previstas pelos especialistas. Porém, a máxima esperada para o dia é 22ºC. E ainda deve gear pela manhã. Os ventos começam a ganhar intensidade.
RESTINHO DA SEMANA
Segundo as análises dos especialistas na quinta (28) as temperaturas sobem um pouquinho. Assim, os termômetros variam entre 6ºC e 22ºC. Entretanto, com as rajadas de vento mais intensas, chegando a 35 Km/h, a sensação térmica pode variar entre 3ºC e 20ºC.
Na sexta (29), as condições atmosféricas se mantém estáveis. O penúltimo dia da semana terá variações de temperatura entre 7ºC e 21ºC. As rajadas de vento podem chegar a 39 Km/h. O sol deve predominar durante todo o dia, e as possibilidades de chuva ficam bem distantes.
ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE MAIO
Seguindo a tendência da semana, o fim de semana também deve ser gelado. No sábado (30), o céu fica sem nuvens e os ventos perdem um pouco de intensidade. A máxima deve chegar aos 22ºC no meio da tarde.
Por fim, o último dia do mês, domingo (31), é que a estabilidade atmosférica se mantenha. O sol predomina durante o dia, e ameniza a mínima esperada de 7ºC. A expectativa dos especialistas é que uma nova frente fria cause mudanças nas condições climáticas da Região na primeira quinzena de junho.
Leia outras notícias no Portal RSN.