Mesmo após um período de intensas chuvas na Região, a semeadura do milho 1ª safra está evoluindoi rapidamente em Guarapuava. Além disso, conforme o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ponta Grossa, Irati e Pato Branco também se destacam.
De acordo com a publicação, já houve o plantio de 75% das áreas produtoras no Paraná. Porém as fortes chuvas da primeira quinzena de outubro prejudicaram parcialmente o manejo, a maturação e a colheita do trigo da safra 2021/2022. De acordo com a Conab, no período choveu mais de 300 mílimetros em importantes Regiões produtoras do Estado.
Além disso, a instabilidade do tempo também causou problemas em Santa Catarina. Segundo o documento, o excesso de chuvas gera preocupação em relação à queda de qualidade por excesso de umidade nos grãos do trigo na Região Sul e em São Paulo.
Por fim, o estudo é resultado da colaboração entre Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). Além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo.
Leia outras notícias no Portal RSN.