Da Redação, com assessoria
Produtares rurais de 16 comunidades de Guarapuava que fazem parte do projeto Semeando Saberes receberam kit escolar nesta quinta feira (08), no Parque Municipal das Araucárias. De acordo com a coordenadora projeto, Selba Lopes, o kit contém pasta, caderno, caneta, lápis, borracha, pen drive e colete. “O primeiro módulo foi a realização das oficinas participativas. Já no segundo serão oficinas técnicas, abordando temas como agroecologia e sistema agroflorestais”, conta.
O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, explica que o principal objetivo é que a educação ambiental chegue às comunidades rurais. “É importante que os jovens tenham subsídios teóricos e práticos para que possam desenvolver atividades sustentáveis no meio rural. Aliando a preservação, família e geração de renda”.
Eva Marina Bernardini de Souza, de 18 anos , mora na comunidade do Butiazinho e planta alface, cebolinha, salsinha e tomate. De acordo a produtora rural, o projeto Semeando Saberes é fundamental para a formação profissional. “O conhecimento só vem a acrescentar. Eu, que sou mais nova, não tenho muito jeito com a terra, tudo que sei meus pais ensinaram. Aqui aprendi sobre agrotóxicos e qual a maneira correta de mexer com a terra”.
Selba explica que depois de cumprir as etapas de formação de agentes populares, os alunos irão desenvolver projetos de educação ambiental com os temas que foram abordados no curso. Os projetos selecionados serão contemplados com R$ 60 mil, do Fundo Nacional de Meio Ambiente, para colocá-lo em prática e a contratação de monitores.