O I Seminário de Pesquisa e de Iniciação Científica da Faculdade Guarapuava sobre Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade é o primeiro passo para que a instituição se transforme num Centro Universitário como prevê a nova direção.
dentro da área de pesquisa e extensão a Faculdade Guarapuava ainda é incipiente e são fundamentais para se ter um ambiente acadêmico de alto nível e para a tentativa futura de transformar a instituição num centro universitário”, disse o diretor da FG, professor Carlos Alberto Gomes à RSN.
De acordo com Gomes, a ideia do Seminário é justamente chamar a atenção de professores e alunos para que tomem o rumo da pesquisa daqui para frente.
Com 70 trabalhos inscritos, número que surpreendeu os organizadores do evento, o Seminário abrirá as portas para que os 30 trabalhos selecionados sejam publicados na Revista Científica que será lançada ainda em 2011, nas versões impressa e on line. O novo site da FG também, em breve, estará no ar.
A análise dos trabalhos que começam a serem apresentados nesta terça-feira (25) será feita por uma comissão especial. São artigos e resumos expandidos de professores e alunos, inclusive de outras instituições.
Os projetos de pesquisa serão desenvolvidos a partir de parcerias em municípios da região onde acadêmicos da FG residem como, por exemplo, Candói, Pinhão Turvo (já em desenvolvimento), Guarapuava.
“Vejo que o tema do seminário é adequado para Guarapuava e região e isso pode ser comprovado pela receptividade do evento. Vários municípios já sinalizam o interesse por parcerias, assim como várias entidades também já são parceiras do evento”, observa Gomes.
Aliado ao projeto do Centro Universitário a FG trabalha com o plano de expansão. “Nossa expectativa é aumentar a oferta de cursos”, afirma Gomes. A FG possui atualmente 11 cursos.
Matérias relacionadas
Faculdade Guarapuava inicia Seminário com 700 inscritos
Faculdade Guarapuava sediará seminário de pesquisa e iniciação científica