22/08/2023
Geral

Senac Paraná completa 65 anos com 4 milhões de certificados

imagem-40227

O Senac Paraná está de aniversário nesse dia 7 de julho. São 65 anos dedicados a preparar pessoas para o trabalho, em sintonia com a evolução do comércio paranaense. Em seus quatro milhões de certificados já emitidos registra também as transformações das próprias ocupações. Por causa dos crescentes avanços da tecnologia, algumas delas foram extintas, a exemplo do datilógrafo, um curso muito procurado até a década de 80, e outras simplesmente mudaram de nome, como o Prático de Escritório (atual auxiliar administrativo) ou Prático de Comércio (balconista nos dias de hoje).

Proprietário de uma barbearia há mais de 50 anos, Aridio Costa tem uma dessas profissões tradicionais. Ele fez o curso de Aperfeiçoamento para Barbeiro no Senac em 1971 e exibe com orgulho o conservado diploma na parede de seu estabelecimento, na Avenida Iguaçu, em Curitiba. “Eu aprendi o ofício com meu irmão, mas quis fazer o curso, pela importância de ter uma formação”, afirma Aridio. E foi com o salão que ele sustentou seus seis filhos e é onde pretende ficar enquanto tiver forças. Quando questionado se gosta do que faz, responde rapidamente: “É claro”.

Aridio faz parte da história do Senac e é um dos milhares de paranaenses que aprendeu a dar os primeiros passos na carreira ou reencontrou seu caminho profissional através da instituição. Somente em 2011, foram contabilizados 98.775 atendimentos em cursos técnicos, capacitações, aperfeiçoamentos, palestras e demais cursos rápidos.

O Senac acaba de inaugurar sua 36ª Unidade de Educação Profissional, em Dois Vizinhos, e chega a praticamente todos os municípios do Paraná com suas duas unidades móveis. São salas de aula itinerantes, com toda a estrutura de um ambiente pedagógico convencional, que proporcionam uma alternativa para o aprendizado de ocupações nas áreas de gastronomia, informática e gestão.

A instituição também vai até a casa dos paranaenses, ofertando ampla gama de cursos a distância, inclusive pós-graduações. Recentemente lançou a Web TV, sistema de aprendizagem por meio de videoaulas e que permite a interação entre tutor e aluno.

A integração com o empresariado e a comunidade é uma constante. Os festivais gastronômicos, realizados há cinco anos, são mais do que encontros, são pesquisas que unem alunos e instrutores aos empreendedores da área de alimentação. Além da degustação, são realizadas palestras em diversas cidades, que levam o conhecimento de chefs nacionais e internacionais renomados. Contando com a Semana de Estudos da Gastronomia Italiana de Origem, foram realizadas 15 edições e os temas são sempre novos e se reinventam, na tentativa de decifrar os enigmas de gastronomias muito diversas e atrativas.

O ingresso como uma das instituições ofertantes de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) veio somar aos cursos já ofertados no Programa Senac de Gratuidade (PSG), em funcionamento há quatro anos. Direcionadas à população de renda baixa, tais ações reforçam o papel do Senac como importante agente de inclusão e desenvolvimento social, ratificando seu compromisso para a melhoria da educação do estado.

Em um cenário de valorização do ensino profissionalizante, a entidade investe na expansão e melhoria de sua estrutura. “Desde 2004, nossa malha de abrangência foi intensificada com a inauguração de quatro novas sedes e será ampliada com as diversas obras em andamento, que vão beneficiar comerciantes, comerciários e todas as pessoas que desejam transformar o conhecimento em riqueza”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Umuarama será a próxima cidade a receber uma escola do Senac e deve abrir suas portas no segundo semestre deste ano. Na sequência, virão as unidades de Ivaiporã, Pato Branco e Francisco Beltrão. A ampliação da permeabilidade também compreende reformas, adaptações e aparelhamento das unidades e intenso investimento em instrutores e colaboradores.
“O plano de crescimento institucional projeta o Senac Paraná como referência educacional, preparando seus alunos para os desafios do mundo corporativo, em sintonia com o empresariado paranaense”, reitera o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier. Segundo ele, o desafio a curto e médio prazo está em reconstruir o diálogo entre a cultura profissional e a realidade do mercado de trabalho, aliando o conhecimento transmitido pela instituição com a demanda das empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

 

SENAC EM GUARAPUAVA

O Senac iniciou suas atividades em Guarapuava em 1970, com o Núcleo de Desenvolvimento de Ensino Profissionalizante, instalado junto à sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Guarapuava. Em 1973 foi implantado o minicentro, que foi transformado em Centro De Formação Profissional em 1980. A sede própria foi inaugurada anos mais tarde, em 04 de outubro de 1984, na Rua Padre Chagas, 3899.
Em 2011, a unidade de Guarapuava realizou 2.614 atendimentos. Para este ano, estão previstas 670 vagas gratuitas, somando cursos do PSG e do Pronatec. As áreas em que há maior procura são as de saúde e beleza. 

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.