22/08/2023
Esportes

Senador mobiliza bancada do Paraná em defesa do Coritiba

Brasília –  O Senador Flávio Arns ocupou a tribuna do Plenário Federal, na terça-feira,  para pronunciar-se em favor do Coritiba em incidente que se deu em 6 de dezembro passado, em partida contra o Fluminense.
Rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro, após um empate, torcedores protagonizaram cenas muito divulgadas pelos meios de comunicação – invasão do campo de futebol, agressão a policiais, vandalismo nas ruas de Curitiba, destruindo carros e ônibus.
O Coxa Branca, julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, entre outras penalidades teve a perda de mando de jogos no campeonato brasileiro durante 30 partidas, já pela Série B.
Para o senador, o clube é uma representação histórica do Estado do Paraná. ”Quero lembrar que o Coritiba completou, no ano passado, 100 anos de existência. Fizemos, inclusive, requerimento com voto de aplauso, de louvor. Enaltecemos a trajetória, que tanto contribuiu em termos de desenvolvimento do futebol no Estado do Paraná e do Brasil, participando e se destacando em muitos campeonatos brasileiros”.
Aludiu à boa estrutura do Estádio: ”Se formos pensar em termos de segurança, o campo do Coritiba é moderno, vistoriado pelos órgãos competentes da CBF, considerado adequado para a prática de futebol. Um Estádio que tem imponência, beleza e segurança. Pergunto: o Coritiba tem culpa, se fez tudo de acordo com o manual de instruções adequado nesse momento histórico e aceito pela CBF, para que a segurança fosse preservada? Foram os torcedores que invadiram o campo; os envolvidos estão presos no Paraná e respondem a processos”.
Garantiu empenho dos três Senadores do Paraná, e da bancada de deputados federais do Estado, em debater a questão com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva e, particularmente, com o Procurador, Dr. Paulo Schmitt, para pensarem em conjunto e identificar os verdadeiros culpados, a fim de puni-los.
Ao ler um texto elaborado pelo Dr. René Ariel Dotti, um dos advogados que redigiu o recurso para o STJD – Superior Tribunal de Justiça Desportiva, destacou o trecho em que o jurista assegura que o Coritiba cumpriu rigorosamente o que determina o Estatuto do Torcedor (art. 14 da Lei 10.671/03).
Finalizando, disse que o objetivo do pronunciamento foi fazer com que se pense em conjunto. ”Como Congresso Nacional, como sociedade, como CBF, como Superior Tribunal de Justiça Desportiva, temos que pensar quanto a absolver o clube naturalmente ou ainda melhorar os mecanismos para que a segurança, a partir de um caso concreto, o acesso e a vistoria possam ser complementados, a fim de que, em eventos dessa natureza, fatos semelhantes não se repitam. É preciso aprimorar a legislação e não condenar quem é inocente”, concluiu.
O senador prometeu apoio à nação Coxa Branca. Colocou-se como representante da bancada de Senadores e Deputados Federais do Paraná, em defesa de uma instituição centenária no mundo do futebol, uma referência em Curitiba e no Paraná.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Senador Flávio Arns (PSDB – PR)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.