22/08/2023
Agronegócio

Senar capacita em armazenagem e secagem de grãos

imagem-47796

As perdas da produção agrícola brasileira ocorrem na colheita, transporte e, também, se observam prejuízos significativos durante o processo de armazenamento. Segundo números da Aprosoja, o Brasil desperdiça cerca de 12,5 da produção de soja desde a pré-colheita até o transporte longo. Estimativas que alertam para necessidade de investimentos desde a área de infraestrutura até profissionalização da mão de obra.

Com intuito de capacitar profissionais para realizar a armazenagem e secagem dos grãos de forma adequada, sem evitar desperdícios, o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove treinamento de Armazenista. Em Guarapuava, o treinamento foi realizado nos dias 22 a 26 de janeiro, na Fazenda Capão Redondo.

Segundo o instrutor que ministrou a capacitação, Pedro Felipe Kastel,o objetivo é executar com desempenho, qualidade e segurança o armazenamento e conservação de grãos. “Esse curso fornece informação técnica para aprimorar o serviço dos trabalhadores rurais, do operador das máquinas dos secadores, no setor de classificação ou recebimento do produto dentro de uma unidade”. Ele comenta sobre a abordagem do curso: “os alunos tem contato com conteúdos desde o recebimento do produto de uma unidade, a pesagem, a coleta de amostra, classificação, pré- limpeza, termometria, enfim todos os ajustes e regulagens”.

O instrutor fala sobre os riscos à produção com uma conservação mal feita.“É muito importante a utilização de técnicas para manter a qualidade do produto, caso contrário, o secador, por exemplo, pode danificar o produto que vem da lavoura, se não tiver atenção sempre resulta em perdas e prejuízo. Assim, trabalhamos também com os cuidados da fornalha, para buscar a qualidade do produto e também uma eficiência desse equipamento para que tenha uma maior produtividade e uma maior vida útil”.

Kastel destaca a importância do curso na profissionalização da mão de obra para evitar desperdícios e perdas na produção. “Até poucos anos não se tinha tanta preocupação com a qualificação da mão de obra que atuava na armazenagem, porque muitos não tinham consciência das perdas dentro do processo. Hoje, dados estatísticos dizem que se perde cerca de 10% da produção. São números maiores do que na lavoura, assim acredito que a partir disso, tenha se aumentado a procura por melhores profissionais capacitados”.

Interessados no curso de Armazenista devem dirigir-se ao Sindicato Rural de Guarapuava ou Extensões de Base para pré-inscrição. Outras informações pelo telefone 42-3623-1115, com Rose, mobilizadora dos cursos do Senar.

DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO
O proprietário da FC Lavouras, Felipe Cruz comenta sobre a dificuldade de se encontrar profissionais para trabalhar na área. “Realmente está difícil. Infelizmente até o momento estamos com vaga aberta, e ainda não encontramos um profissional capacitado para preenchê-la”.

O produtor rural José Ernani Lustosa também está há meses procurando profissionais com experiência em secagem de grãos e destaca a importância da capacitação dos trabalhadores rurais. “Hoje há muita oferta de mão de obra, mas pouca qualificada. Não é só no caso de armazenagem e secagem, em várias outras áreas se observa essa dificuldade”.

Um dos alunos do curso de Armazenagem, Matheus de Almeida, já atua na área de armazenamento há quase um ano e acredita que o curso pode abrir portas para sua vida profissional. “É muita conteúdo sobre armazenagem que não tínhamos. O curso oferece uma teoria de como deve ser feito. Observei que muitas vezes não fazíamos da melhor forma, e agora temos essa informação”.

Almeida também comenta que o curso vai auxiliar a desempenhar de forma mais eficiente o trabalho. “Vai melhorar muito o trabalho no dia-dia”.

Outro participante do curso, Marcos de Oliveira Rodrigues comenta que se interessou pelo curso pelo fato da família ter a intenção de implantar uma unidade de armazenamento em sua fazenda. “Vim em busca de aprimoramento da propriedade, temos gado, ovelha e lavoura. “O curso vai ajudar muito, pois tem a parte teórica e prática. Aprendi sobre o funcionamento do aparelho e a conservar melhor o produto dentro do silo. Foi o primeiro curso que fiz do Senar e aprovei”, relatou o produtor Rodrigues.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.