Foto: Ronaldo Schemedit/ AFP
Por L.C.K
Depois de uma vitória improvável diante do Uruguai, a Costa Rica voltou a campo nesta sexta feira (20) para mais uma tarefa dificílima, vencer a Itália. Se ninguém acreditava nos centro-americanos no início da Copa, a confiança ficou um pouquinho maior depois da surpreendente estréia e se tornou gigante depois da vitória por 1 a 0 na Itália.
Com o resultado a Costa Rica confirmou a classificação no Grupo D, o famoso “Grupo da Morte”. A vitória costarriquenha também significou a eliminação da seleção da Inglaterra da Copa.
Além dos ingleses, outra seleção campeã mundial deixará a Copa mais cedo. Uruguai e Itália se enfrentam na próxima rodada em um duelo que definirá quem segue e quem vai para casa. Já os costarriquenhos enfrentaram a Inglaterra já eliminada, em busca de mais uma façanha: derrotar mais uma campeã do mundo.
Pelo que demonstrou na partida de hoje e também diante do Uruguai, a bem arrumada seleção da Costa Rica tem tudo para conseguir a terceira vitória e se classificar como primeira do Grupo.
O jogo
A Costa Rica tomou a iniciativa do jogo nos primeiros minutos, já os italianos tinham dificuldades na saída de bola. Aos poucos, a Azzurra foi conseguindo sair de trás e criar boas jogadas, sempre com Pirlo envolvido nos melhores lances. Foi de Pirlo o passe para Balotelli, que livre tentou encobrir o goleiro Navas, mas a bola saiu desviada, à direita do gol
O crescimento da Itália, porém, não intimidou a Costa Rica, que seguiram ameaçando o gol de Buffon. No último minuto do primeiro tempo, Díaz cruzou com perfeição da esquerda e Ruíz cabeceou. A bola ainda bateu no travessão antes de ultrapassar a linha
Na segunda etapa a Itália foi para o ataque. A Costa Rica, contudo, se segurou bem na defesa e concedeu poucos espaços para que a Itália construísse chances claras de gol.