22/08/2023
Segurança

Sentença do julgamento de Carli F° deverá ser anunciada às 16h30 de 9/11

imagem-20962

Até às 16h30 de 9 de novembro de 2010 a população brasileira saberá se o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho irá à júri popular ou não. A estimativa é feita pelo criminalista Elias Mattar Assad, advogado contratado pela Família Yared como assistente de acusação.

A audiência marcada pelo juiz da 2° Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Surdi de Avelar, para começar às 14 horas de 9 de novembro, deverá ouvir uma nova testemunha arrolada pela defesa de Carli Filho. O juiz poderá sentenciar em audiência. 
"Estima-se que a única testemunha de defesa demore em torno de 20 minutos para depor. Novo interrogatório de Carli Filho (caso compareça) poderá demorar em torno de mais 30 minutos. O Ministério Público e Assistentes do MP (Drs. Elias Mattar Assad e Juarez Kuster) poderão usar da palavra em torno de 30 minutos (no conjunto). A defesa do acusado Carli Filho poderá utilizar até meia hora. O Juiz também poderá demorar em torno de 30 minutos para confecção e a leitura da sentença. Assim, a sentença de pronúncia (que definirá se Carli vai ou não a júri popular) se tornará pública no máximo em torno das 16h30", calcula Mattar Assad.
A audiência marcada pelo juiz  dá continuidade ao processo contra Carli Filho que trata dos fatos, por ele protagonizados, no dia 7 de maio de 2009, na rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, quase esquina com a rua Paulo Gorski, em Curitiba, resultando nas mortes de Gilmar Rafael Souza Yared (26) e Carlos Murilo de Almeida (20).
Em novo despacho judicial o juiz intima a defesa para tomar ciência da determinação de que nessa audiência deverá apresentar suas alegações finais orais. De acordo com o advogado Elias Mattar Assad, o artigo 411 e parágrafos do CPP determinam que o juiz sentencie preferencialmente nessa audiência. Elias Mattar Assad esclarece que todos os atos do processo já se verificaram em audiências anteriores. Resta apenas essa testemunha de defesa agora trazida pelo defensor de Carli Filho e que pela postura judicial em determinar que as alegações das partes serão orais nessa audiência, com certeza o juiz procederá de acordo com a lei processual penal e sentenciará nessa audiência. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.